Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Até a próxima semana, os condutores que passarem pelo cruzamento entre a Avenida Natalino João Brescansin e a Rua Santa Maria precisam redobrar a atenção e reduzir a velocidade. O local, que já registrou acidentes graves, está recebendo uma rotatória.
A intervenção deve ser concluída até quarta-feira (12 de junho) e a estrutura que está sendo instalada terá um raio de 5 metros, com, portanto, diâmetro de 10 metros. No estilo “prato invertido”, a rotatória foi projetada pela equipe técnica da Secretaria da Cidade (Semcid), e a execução está sendo feita por meio da parceria entre a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil.
O investimento, segundo o titular da Semsep, José Carlos Moura, gira em torno de R$ 16 mil e expectativa é que o dispositivo traga mais segurança à região. “É indispensável, no entanto, que os limites de velocidade sejam respeitados, assim como todas as demais regras de trânsito”, clamou o secretário.
O secretário de Obra e Serviços Públicos, Milton Geller, complementa que a estrutura vem somar a todo o processo de revitalização viária do Município, o que também traz reflexos diretos na segurança. “Seja com nossas equipes próprias, seja com equipes terceirizadas, o trabalho tem sido intenso para que as vias estejam sempre em boas condições de tráfego, o que, além da segurança, também resulta em mais conforto, bem-estar, e ainda reduz o tempo de deslocamento no trânsito”, pontuou.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).