Marchioro acrescenta ainda que outra situação enfrentada pela Secretaria de Saúde e Saneamento é o atraso na entrega de medicamentos. “Há empresas que nos comunicaram que irão atrasar entregas justamente pela falta de material para produção”, explica.

O secretário frisa que esse é um problema que foge ao nosso controle. “Hoje enfrentamos uma situação muito peculiar, pois temos dinheiro em caixa para adquirir o medicamento e disponibilizar à nossa população, mas infelizmente não temos medicamentos à disposição para aquisição devido à pandemia”, destaca.

Segundo Marchioro a falta de materiais para a fabricação de medicamentos e até mesmo para insumos básicos como luvas e máscaras profissionais é mais um desafio a ser enfrentado e também um alerta. “Todos os dias ao transmitir o boletim de enfrentamento a Covid-19 temos salientado à população a importância de se proteger e reforçar as medidas de segurança e de isolamento social”, diz.

“Não há uma vacina ou um medicamento específico para combater o coronavírus e diariamente temos nos deparado com novas situações, por isso estamos pedindo: evitem aglomerações; usem a máscara de forma correta, protegendo a boca e o nariz; reforcem as medidas de higiene pessoal e reforcem o isolamento social”, acrescenta.

Marchioro salienta ainda que as unidades da Secretaria de Saúde e Saneamento estão à disposição para quem necessitar de atendimento. “O ideal é evitar ir; mas estamos de portas abertas para receber e auxiliar quem necessita”, diz.

O secretário lembra que quaisquer dúvidas e mesmo denúncias em relação ao Covid-19 podem ser tiradas via telefone pelo número 150 que atende 24 horas.

Confira os medicamentos com insumos em falta no mercado para produção:

1 – Omeprazol cápsula 20mg Blister com 07, 10 ou 14 cápsulas;

2 – Carbonato de Lítio 300mg comprimido;

3 – Sertralina 50mg comprimido;

4 – Prednisona 20 mg comprimido.