Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Os odontólogos da rede municipal de saúde participam do 1.º Congresso de Odontologia de Sorriso. O evento que iniciou ontem, 18 de outubro, é realizado no Auditório da Faculdade Atenas e aborda temas como complicações em cirurgia; ortodontia; prótese; implante; periodontia; reabilitações orais, dentre outros.
O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Odontologia(ABO) e segue até amanhã, 20 de outubro. Pela manhã às discussões iniciam às 7h45 até 12 horas com retorno à tarde das 13h30 às 18 horas. A coordenadora de Odontologia do Município, Luciana Bussolaro, pontua que o congresso reúne profissionais do Município e de toda a região Norte. "Todas as temáticas são pertinentes e trazem à tona discussões do dia-a-dia da profissão", diz.
Presentes no evento o vice-prefeito, Gerson Bicego, e o secretário-adjunto de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, pontuam a relevância do Congresso. Para Gerson a realização do evento demonstra o crescimento e desenvolvimento do Município nas mais variadas áreas da saúde. "Até então nossos profissionais precisavam ir para fora buscar conhecimento e aperfeiçoamento; hoje Sorriso oferta momentos como esse em vários campos de atuação da saúde", finaliza Gerson.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).