Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Detalhar o andamento da solicitação de pagamento de insalubridade. Foi com esse objetivo que o secretário de Administração, Estevam Calvo, recebeu ontem (quinta-feira, 18 de agosto), uma comissão de ACEs e ACSs e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorriso (Sinsems).
Estevam explica que a Administração chamou a comissão para detalhar o avanço da análise do pedido realizado ao Executivo pelas categorias na reunião do dia 10 de agosto. “Assim que recebemos a comissão na semana passada, já iniciamos os estudos. Além da análise detalhada da Emenda Constitucional n.º 120 de 5 de maio de 2022 que diz que esse pagamento depende de um laudo, nós buscamos as leis de demais municípios do país. O prefeito Ari Lafin também fez uma consulta formal ao Tribunal de Justiça do Estado na terça-feira (16 de agosto) e ouviu o parecer do Tribunal. Contudo, nossa intenção é dar ainda mais celeridade a esse processo, por isso na próxima semana nós iremos ao Tribunal de Contas do Estado para uma nova consulta”, destaca.
Conforme o secretário, a intenção da Prefeitura Municipal é acelerar e garantir a legalidade do processo. “Ouvimos e reconhecemos como de suma importância tratar com a maior brevidade possível a análise do pedido de pagamento de insalubridade. Ontem, destacamos à comissão o empenho de toda a Administração nesse processo. Esperamos que na próxima semana tenhamos um parecer favorável no Tribunal de Contas, visto que como órgão público precisamos dessas garantias legais”, diz.
O gestor aproveita ainda para destacar a importância do trabalho realizado pelos ACSs e ACEs. “Eles têm o contato direto com a população, estão na ponta do trabalho realizado pela Saúde no Município e tem todo o nosso respeito e reconhecimento pelo papel que desempenham”, completa.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).