Conforme pontua o secretário, a medicação prescrita depende da avaliação de cada paciente criteriosamente realizada pelos médicos no momento da consulta. “O tratamento médico é particularizado, depende sempre da avaliação”, destaca. Marchioro frisa ainda que quem se sentir mal deve procurar imediatamente o Hospital de Campanha, a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava ou os PSF’s do Jardim Carolina ou São Mateus. “O Hospital de Campanha e a UPA atendem 24 horas e os PSF’s atendem das 7 às 13 horas especificamente para casos suspeitos de Covid-19”, ressalta Marchioro.

O secretário completa que hoje, 14 de julho, data do 115⁰ boletim diário da Covid-19 o município contabiliza 1505 casos confirmados, dos quais 524 curados e 950 ativos com 49 pessoas internadas; destas 17 estão em UTI e 32 em leitos de enfermaria. No momento são 51 profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento afastados devido à doença. O boletim também aponta 810 casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames e 1.383 descartados. Hoje, 1.960 pacientes com sintomas recebem acompanhamento dos profissionais da Secretaria. Sorriso conta com dois leitos públicos de UTI para casos de Covid-19 e, ambos estão ocupados. “Durante a pandemia, infelizmente também contabilizamos 31 mortes e estamos com mais duas em investigação; por isso pedimos à população que respeite as medidas de segurança evitando aglomerações”, alerta.

Marchioro lembra que qualquer dúvida em relação à Covid-19 pode ser tirada pelo número 150 que atende 24 horas. “Quem tiver denúncia de aglomerações também pode fazer pelo 150 que imediatamente são repassadas aos órgãos responsáveis”, completa.

“E quem puder fique  em casa; use máscara ao sair em público. Se você estiver positivo somente saia de casa se for para consultas e atendimento médico. Vamos tomar o máximo de medidas de segurança possíveis e preservar vidas; esse é o momento de demonstrar amor a quem amamos e a forma de fazer isso é evitar exposições desnecessárias”, diz.