Buscar alternativas para fortalecer economicamente a agricultura familiar. Esse foi um dos objetivos do prefeito Ari Lafin ao participar ontem (25) de uma reunião em Cuiabá. O encontro reuniu Lafin, o diretor executivo da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Marcos Taveira e o empresário Odir José Nicolodi.

Conforme o prefeito, Nicolodi irá instalar uma fecularia em Santiago do Norte. “Será um empreendimento com grande capacidade para a industrialização da mandioca. Nesse sentido, estamos discutindo a possibilidade dos nossos produtores da área do Cinturão Verde, que compreende as chácaras próximas ao centro, fornecer o produto bruto à fecularia como mais uma alternativa de renda”, ressalta Lafin.

Além do plantio de mandioca, outra opção é o plantio de especiaria, como a pimenta. “A intenção é fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, mas fortalecer regionalmente. Estamos discutindo o crescimento regional a partir do programa Líder e da criação de uma Agência Líder de Desenvolvimento Regional, dadas essas condições, é que estamos buscando parcerias para que a nossa região, que está no coração de Mato Grosso, cresça e se fortaleça como um todo”, pontua Lafin. Todos os projetos foram apresentados ao diretor da Amad.

Moção

Ainda ontem, o prefeito recebeu uma moção de congratulação do deputado estadual Faissal Calil, destacando a importância de a Administração Municipal ter optado por não realizar festa de carnaval popular e de ter investido o valor na área da saúde.