Responsável pela apresentação do trabalho hoje, Melissa pontua que a alta responsável surge da necessidade de diminuir o índice municipal de mortalidade infantil, no caso, o número de óbitos de crianças abaixo de 1 ano. O trabalho será apresentado no campo “Experiências Exitosas” e vai contar como foi otimizado o acompanhamento dos recém-nascidos, filhos de moradoras de Sorriso, que receberam alta da UTI neonatal do Hospital Regional de Sorriso.

Melissa conta que  foram  acompanhados  24  crianças, filho de 23 mulheres sorrisenses de novembro de 2021 até março de 2022. Houve uma gestação gemelar registrada no período. “Bebês frutos de gestações de alto risco geralmente são prematuros, com baixo peso e necessitam de acompanhamento especial e internações na UTI e vínhamos observando que tão logo recebiam alta, voltavam a ser internados”, relata.

Foi pensando em mudar esse quadro que as equipes da Atenção Primária e do Hospital Regional de Sorriso uniram esforços. Desde novembro de 2021, o HRS passou a comunicar à Secretaria sobre cada criança sorrisense que nasceu e foi encaminhada à UTI Neonatal, o que possibilitou que o Departamento de Atenção Primária pudesse localizar a Unidade de Saúde de referência de cada paciente. A partir disso, a enfermeira da unidade passou a fazer contato direto e imediato com a equipe da UTI neonatal, e, em casos com menor comprometimento, acompanhar os pacientes no pós alta através de busca ativa, visitas domiciliares, puericultura, consultas clínicas, teste do pezinho, vacinas, instruções nutricionais, incentivo à amamentação e cuidados com medicações prescritas.

E o resultado desse trabalho lindo e conjunto? A gente te antecipa ainda antes da apresentação no Congresso: nenhuma das 24 crianças voltou a ser internada.

A enfermeira relata que o trabalho continua sendo realizado e que todas as informações relevantes frente à melhoria da qualidade do pré-natal e as ações conjuntas, levaram ao resultado sonhado lá no início: a diminuição de óbitos neonatais. “A interlocução entre os dois serviços públicos de saúde, um de gestão municipal e outro estadual foi necessária e desse processo resultou a alta responsável, que visa o acompanhamento do paciente pós alta hospitalar para ingresso imediato no atendimento da rede primária de serviço”, frisa.

Melissa ressalta que o trabalho inicial não teve como objetivo avaliar as patologias prévias das gestantes ou mesmo as possíveis causas dos partos prematuros. “Essa é uma demanda futura, para um próximo trabalho, com o propósito de qualificar o pré-natal ofertado pela rede pública do município”, diz.

Vale lembrar que o Hospital Regional de Sorriso é referência para os partos de alto risco para a Regional de Saúde Vale do Teles Pires e conta em sua estrutura com uma UTI neonatal com 10 leitos.

O Conasems

O Congresso do Conasems se consolidou nos últimos anos como um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil. Em 2022, em sua XXXVI edição, o Congresso acontecerá em Campo Grande-MS, entre os dias 12 e 15 de julho. O encontro conta com ampla programação e reunirá gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do país.