Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Por meio do processo de logística reversa, 133,08 toneladas de resíduos de vidro foram retiradas de Sorriso, por meio da parceria entre Administração Municipal e a Associação Sorriso de Reciclagem (ASC), com destino à indústria. Na quinta, sexta-feira e sábado (5, 6 e 7/01), o material foi carregado do Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) com destino a Porto Ferreira, em São Paulo, para passar pela reciclagem.
Esse volume corresponde aos últimos meses de 2021 e ao ano de 2022. Em outubro de 2021, o Município havia encaminhado 101,70 toneladas.
Por meio do Programa Eco Sorriso, desde 2019 a Prefeitura promove uma série de ações voltadas à sustentabilidade, como a coleta seletiva, educação ambiental e mobilização de catadores com vistas à organização do processo, entre outras iniciativas.
De acordo com o coordenador do programa, Diogo Martins, todos os meses, em média 10 toneladas de vidro são recolhidas nos ecopontos e levados ao DMEG, onde são depositados em um local específico. Além do vidro, também são recolhidos, mensalmente, outros materiais recicláveis por meio da coleta seletiva porta-a-porta e também nos ecopontos espalhados pela cidade. Todo este material é separado, prensado e enviado pela ASC às empresas recicladoras.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).