As boas ações também não são só “da escola para dentro”, mas já estão trazendo resultados “da escola para fora”, visto que empresários da área da alimentação, como donos de lanchonetes e restaurantes, já procuraram a escola para dar o destino correto ao óleo de cozinha usado.

O LEVO em números

Desde o início do ano, já foram destinados à reciclagem 12 mil litros deste resíduo por meio do LEVO. Participam diretamente desta iniciativa as secretarias de Educação e Cultura (Semec) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), assim como a Controladoria Geral do Município.

Desde julho do ano passado, 35 unidades escolares (entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil - Cemeis) contam um contêiner para armazenar o óleo de cozinha usado. Nesta iniciativa, a Prefeitura é parceria da Teoria Verde e da Biomavi Reciclagem, e também recebeu o apoio da FS Bioenergia, que fez a doação dos contêineres para acondicionar óleo recebido até o momento da coleta.

Para cada litro de óleo residual arrecadado, cada unidade escolar vai receber R$ 0,90 (antes era R$ 0,75) e os recursos devem ser investidos na própria unidade. Além deste incentivo financeiro, a Teoria Verde promove ações de educação ambiental nas escolas, amplificando assim o trabalho para sensibilizar as novas gerações sobre a necessidade de um modo de vida mais sustentável.

Na última coleta, promovida na semana de 27 de setembro a 1.º de outubro, foram recolhidos 4.390 litros. A unidade escolar campeã na arrecadação do resíduo foi a Escola Municipal Vila Bela, com 1.130 litros. Empatados na segunda posição, com 600 litros arrecadados, estão o Cemeis São Domingos, a Escola Municipal Gente Sabida e a Escola Municipal Jardim Amazônia.

Para destinar o resíduo é bem simples: é preciso aguardar o óleo esfriar, colocar em uma garrafa pet (que também será reciclada), e levar à escola municipal ou Cemeis mais próximo de sua casa, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 18 horas. Para fazer a entrega, a garrafa precisa estar cheia e o resíduo deve ser isento de "sujeira".

LEVO é expandido em Sorriso

Um ano e meio depois de ser implantado nas unidades da rede municipal de ensino de Sorriso, na manhã desta quarta-feira (10), o Projeto LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo) ganhou reforço da rede privada de ensino. Por meio da parceria com a Fundação Claudino Francio, o LEVO ganha mais um local de “destino certo do óleo que já não serve mais”.

Além de mais um ponto para instalar o contêiner para coleta de resíduo, a adesão à iniciativa também quer dizer que os quase 600 alunos Centro de Educação Básica São José (CEBSJ) e  400 Faculdade Centro Mato-grossense  ( FACEM), ambas mantidas pela Fundação, também passam a ser novos multiplicadores de uma nova forma de ver o mundo, em que o consumo consciente e a destinação correta de resíduos ganham destaque.

“São mil novas vozes que podem motivar outras pessoas a também reverem a forma como descartam os resíduos produzidos em suas casas”, aponta o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins.