Hepatites são doenças que precisam de atenção. Por isso, o julho amarelo é importante. Inflamações no fígado são as grandes responsáveis pela doença. Essas inflamações são causadas por vírus e bactérias e uso abusivo de substâncias como drogas e medicamentos.
Conscientizar sobre o que é hepatite, os sintomas e os fatores de risco é fundamental para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.
As salas de vacina terão uma novidade a partir da próxima terça-feira, 1.º de julho: todos os bebês de 12 meses receberão a vacina meningocócica ACWY.
A enfermeira Kátia Dal Prá, pontua que na prática, além do meningococo C, com a nova dose os bebês ficarão protegidos contra outros três sorotipos da bactéria (A, W e Y), o que prevenirá casos de meningite bacteriana e infecção generalizada no sangue, a meningococcemia.
O Sistema Único de Saúde já oferece o imunizante ACWY nas unidades básicas de saúde, mas atualmente a vacina é aplicada dos 11 aos 14 anos. Com a Nota Técnica 77/2025, os bebês também passarão a receber a dose de reforço da ACWY ao completar um ano de idade, após ter recebido uma dose da meningo C aos três meses e a segunda dose da C aos cinco meses de vida.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente neste ano, o Brasil já registrou 361 casos de meningite causada por meningococos, com 61 mortes. “Em Sorriso, felizmente, não temos registros”, frisa Kátia.
Vale pontuar que a vacina estará disponível em todas as salas de vacina da rede.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).