O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lança na próxima terça-feira (21), a campanha de conscientização para doação do Imposto de Renda 2018.  Qualquer empresa, ou contribuinte que faz a declaração completa com o Imposto de Renda devido, a pagar ou a receber, pode destinar parte do tributo para projetos sociais de Sorriso que trabalham com crianças e adolescentes. O lançamento da campanha será às 19 horas, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

A destinação pode ser feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo que pessoas físicas podem destinar 6% do imposto, e as empresas podem doar 1% ao fundo. Este fundo é gerenciado pelo CMDCA que, além de dar a destinação correta dos recursos para as entidades que atendem este público, também é o responsável por fiscalizar a atuação das entidades.

Em Sorriso, oito entidades estão cadastradas no Conselho, e estão aptas a receber estes recursos. A doação de parte do imposto não custa nada para a pessoa ou empresa declarante. O recurso destinado apenas deixa de ir para a União e é encaminhado como investimento local para as entidades assistenciais.

Quem desejar destinar o tributo para instituições de Sorriso deve depositar o valor de sua destinação na conta do Fundo Municipal: Banco do Brasil agencia nº 1492-3, conta corrente 45.950-X, CNPJ: 19.461.747/0001-75. Após o depósito, o doador deve entrar em contato com o CMDCA, por meio do cmdca@sorriso.mt.gov.br ou pelo telefone 3545-1393 para solicitar o recibo da destinação, que será o comprovante junto à Receita Federal. Ao preencher a declaração, deve-se informar a destinação realizada ao fundo.

“Destinando seu imposto ao Fundo Municipal os recursos serão utilizados em programas e projetos desenvolvidos em Sorriso. Caso contrário, o recurso vai para o caixa da União, onde será repartido para as políticas coordenadas pelo Governo Federal”, explica a secretária executiva do CMDCA de Sorriso, Carla Cardoso.

Quem quiser se informar melhor sobre a destinação do Imposto de Renda pode procurar os escritórios de contabilidade, ou entrar procurar diretamente o Conselho.

Carla pontua ainda que no lançamento da campanha, serão homenageadas as empresas e escritórios de contabilidade parceiros do projeto no município. “É uma forma de agradecer quem já contribui com o trabalho do CMDCA e das instituições filantrópicas sorrisenses”, finaliza.

Conheça as instituições sorrisenses que integram o projeto:

- Associação dos Amigos da Criança e do Adolescente de Sorriso/Paróquia São Pedro Apóstolo;

- Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente do Bairro Jardim Amazônia/Mãezinha do Céu;

- Associação de Apoio à Criança e à Família de Sorriso;

- Associação de Capoeira Volta ao Mundo;

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE);

- Associação dos Cadeirantes de Sorriso (ACAS);

- Centro Social São Francisco de Assis;

- Grupo de Escoteiros Jaguatirica (GEJ).