Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Vamos falar sobre a Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS)? Pois é justamente esse o assunto que as equipes de enfermagem, médica e de odontólogos, abordarão no dia 9 de dezembro. Das 13 às 17 horas todos estarão reunidos na sede do Conselho Municipal de Saúde para uma palestra com a médica infectologista Ana Paula Jorge Fernandes com o tema “HIV/AIDS Combatendo o Preconceito com Informação”.
Conforme a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Michelle Saldanha, tradicionalmente o mês dezembro é marcado pela conscientização da luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por esse motivo a campanha recebe o nome de Dezembro Vermelho.
“O Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é celebrado em 1.º de dezembro”, explica. E no trabalho de intensificar as ações de conscientização, Michelle destaca que as equipes do SAE estarão em empresas para a realização de palestras educativas e realização de testes rápidos durante todo o mês.
Vale lembrar que diariamente os exames tanto para HIV, hepatites B ou C e sífilis, são ofertados pela saúde pública de Sorriso diretamente no SAE. Estes, inclusive são exames que devem ser inclusos aos hábitos de rotina. Basta procurar o Serviço no horário das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde. O SAE fica na Avenida Imigrantes, n.º 2495, Centro Norte.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).