Na tarde de quinta-feira (28 de abril), as escolas receberam o pagamento referente à última coleta, feita no fim de março. Ao todo, as 19 unidades em que foi feita a coleta de óleo usado, receberam R$ 4.830,00, visto que está sendo pago R$ 1 para cada litro de óleo recolhido. A unidade campeã de arrecadação, o Cemeis São Domingos, faturou R$ 900 com a ação e os recursos já têm destino: contribuir com atividades e projetos desenvolvidos no Cemeis. O “extra” também vai ajudar a custear as lembrancinhas dos pequenos e pequenas que fizeram aniversário entre janeiro e abril, explica a diretora da unidade, Dani Pazinato.

Até agora, desde o início do programa, Sorriso já respondeu pela destinação ambientalmente correta de 16.830 litros de óleo de soja usado. Para fazer a coleta, é preciso ter um volume mínimo de 100 litros em cada reservatório, portanto, assim que as demais unidades alcançarem este patamar, a retirada do resíduo poderá ser feita.

O LEVO é uma das iniciativas do programa municipal Eco Sorriso, que tem como foco a gestão sustentável de resíduos e o reforço de ações de educação ambiental. Coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins explica que para destinar o resíduo é bem simples: é preciso aguardar o óleo esfriar, colocar em uma garrafa pet (que também será reciclada), e levar à escola municipal ou Cemeis mais próximo de sua casa, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 18 horas. Para fazer a entrega, a garrafa precisa estar cheia e o resíduo deve ser isento de "sujeira".

“A banha, por exemplo, também pode ser levada, só precisa estar livre de resíduos como ossos ou carne", explica Diogo, lembrando que, sempre que o ideal é peneirar a gordura antes de destinar à reciclagem, o que garante um melhor resultado.