Foram registrados em Sorriso 142 acidentes em março, um aumento de 23,47% em relação ao mês anterior, fevereiro, quando foram registrados 115 acidentes. Das situações registradas em março, 75 foram com vítimas, o que demandou atendimento do Corpo de Bombeiros, com apoio do Departamento Municipal de Trânsito.  Em outros 67 acidentes não foram registradas vítimas e o atendimento foi realizado somente pelos agentes do Sistema Municipal de Gerenciamento de Trânsito.

Dentre os 75 acidentes registrados com vítimas, 62 envolveram motocicletas, dez foram atropelamentos de ciclistas e três de pedestres. Já em relação aos 67 acidentes sem vítimas, estes envolveram 117 pessoas, desse total, 78 homens o que equivale a 67% dos envolvidos e 39 mulheres, totalizando 33% das pessoas envolvidas.

Além de registrar os boletins de acidentes, fazem parte do leque de ações do Departamento ações educativas e preventivas, como abordagens de condutores. No mês passado, foram efetuadas 2.128 notificações. Entre as principais situações estão o fato de o condutor estar sem o cinto de segurança; conversões em locais proibidos; estacionamento irregular; dirigir falando ao celular e transportar crianças sem observar as normas de segurança estabelecidas. “Nossa intenção é sempre atuar de forma preventiva, para que condutores e pedestres possam ir e vir de forma segura e ordenada”, comenta o coordenador do Departamento, Márcio Pires.

Cabe ainda aos agentes de trânsito, entre outras atividades, a emissão de credenciais para estacionamento especial (idosos e portadores de necessidades especiais), e vistorias em veículos que fazem o transporte de passageiros, como táxis, mototáxis, ônibus e vans escolares. Em março, foram emitidas 37 credenciais e passaram por vistoria 12 táxis, 23 mototáxis e oito veículos de transporte escolar. No período também foram registradas 158 perturbações de som alto.

O Departamento Municipal de Trânsito fica na Rua Noel Rosa, 465, Jardim Alvorada, e atende com expediente administrativo das  7h às 13horas. Para registro de acidentes, é possível entrar em contato pelo telefone 153 ou o 3544 3563, das 6 horas à meia noite.