Dados revelam redução de 22% em relação ao mesmo período de
2018
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e
Defesa Civil (SEMSEP), por meio do Departamento de Trânsito, contabilizou 851 atendimentos
no mês de junho. Especificamente em
relação a acidentes foram contabilizados 125 situações, destas, 75 com vítimas,
o que demandou atendimento do Corpo de Bombeiros, com apoio do Departamento
Municipal de Trânsito. Em outros 50 acidentes não foram registradas vítimas e o
atendimento foi realizado somente pelo Departamento.
Os dados apresentam uma redução de 22% em relação ao mesmo período
(junho) do ano passado quando haviam sido foram contabilizados 160 acidentes.
Já em relação a junho de 2017, a redução chega a 28%. Em 2017, foram
notificados 170 acidentes.
Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito, Márcio
Pires, uma das estratégias para reduzir o número de acidentes no município é
investir, cada vez mais, na educação de pedestres, motoristas, ciclistas e
motociclistas. Para isso, são ministradas palestras nas escolas, Cemeis e
empresas. “Em junho nosso foco foi a abordagem preventiva e educativa nas ruas
e a instalação de sinalização nas vias como a implantação de faixa de pedestres”,
destaca Pires.
Ainda de acordo com os dados do Departamento de Trânsito, a
maioria dos acidentes ocorreu no horário entre às 15 horas e 16 horas, com o
quadro voltando a se repetir das 18 horas às 19 horas. A maioria das
ocorrências com vítimas foi registrada às sextas-feiras, com 13 ocorrências. Na
sequência, aparecem domingo, terça-feira e sábado com 12 ocorrências
registradas.
Além de registrar os boletins de acidentes, faz parte do
leque de ações do Departamento ações educativas e preventivas, como abordagens
de condutores. Entre as principais situações estão o fato de o condutor estar
sem o cinto de segurança; realizar conversões em locais proibidos; estacionar
em local irregular; dirigir falando ao celular e transportar crianças sem
observar as normas de segurança estabelecidas. “Nossa intenção é sempre atuar
de forma preventiva, para que condutores e pedestres possam ir e vir de forma
segura e ordenada”, comenta Pires.
Cabe ainda aos agentes de trânsito, entre outras atividades,
a emissão de credenciais para estacionamento especial (idosos e portadores de
necessidades especiais), e vistorias em veículos que fazem o transporte de
passageiros, como táxis, mototáxis, ônibus e vans escolares.
Para o cidadão que necessita qualquer serviço, a sede do
Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito de Sorriso fica na Rua Rio
Grande do Sul, 213, Benjamim Raiser, com atendimento administrativo das 7 horas
às 13 horas. O telefone é o 153 ou o 3544 3563.