Conforme os técnicos, o equipamento está danificado na parte de comunicação externa, devido a uma descarga elétrica (raio). Por ter perdido a comunicação com os gravadores, o sistema que monitora os equipamentos acusava estarem off-line. “Estivemos in loco e averiguamos que, mesmo danificado, o aparelho estava gravando e conseguimos recuperar grande parte das imagens”, explicou o coordenador de Departamento, Mec-Uzaid Siqueira.

As imagens das câmeras de segurança localizadas ao redor da unidade escolar também já foram encaminhadas às autoridades policiais. Dois investigadores da Polícia Civil estiveram na escola e participaram da recuperação das imagens. O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, também foi à unidade e acompanhou os trabalhos. As rondas às unidades escolares e o trabalho de orientação e prevenção em frente às escolas foi intensificado.

Agora pela manhã (18), reunido com os secretários Lúcia Drechsler (Educação e Cultura), Hilton Polesello (Governo), Estevam Calvo (Administração), José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito de Defesa Civil), e com o coordenador do Departamento de TI, Mec-Uzaid Siqueira, o prefeito Ari Lafin solicitou que a equipe técnica faça o aperfeiçoamento de todos os sistemas de monitoramento dos espaços públicos. "As imagens já foram entregues à Polícia Civil e permanecem sigilosas durante a investigação. A Prefeitura está à disposição das autoridades para elucidar este caso e faremos melhorias no processo de monitoramento de todas as unidades, pois sempre prezamos muito pela segurança de nossos alunos e da população de um modo geral", frisou Ari.