A capital do Estado, Cuiabá, será sede dos Jogos Escolares da Juventude, modalidades individuais – judô, tênis de mesa, atletismo, volêi de praia e natação, a partir da próxima quinta-feira (27). E o lugar mais alto no pódio é o roteiro final na viagem de 85 atletas sorrisenses de 12 a 14 anos, da Categoria B.

A delegação sorrisense é composta por 19 judocas; 8 atletas de tênis de mesa; 41 competidores no atletismo; duas representantes no volêi de praia e 15 competidores na natação. Acompanham os atletas oito professores e treinadores. O evento segue até o domingo (30).

Conforme o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, “nossa delegação está preparada e segue para as modalidades individuais com chances de medalhas”. Para Brandão “o essencial dos jogos é manter o espírito esportivo e fortalecer os laços de amizade entre os adolescentes que têm a oportunidade de conhecer a cultura de outros municípios com o esporte”, acrescentou.

Modalidades coletivas

Entre os dias 15 a 21 de julho, Sorriso foi a casa de 1.260 atletas de 37 municípios que disputaram as modalidades coletivas - futsal, handebol, basquetebol e voleibol. O município sagrou-se campeão geral com três medalhas de ouro e uma de bronze. A Escola Estadual 13 de Maio conquistou o ouro no handebol nas categorias feminino e masculino e também o ouro no basquetebol.

Durante a premiação, realizada na última sexta-feira (21), o professor Maxwell Oliveira, de Rondonópolis, parabenizou a Administração Municipal pela organização dos jogos. “Só temos a agradecer Sorriso pela organização de logística, dormitórios, alimentação e atendimento aos atletas. Sorriso está de parabéns por tudo”, pontuou Oliveira.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. O evento é de referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.