Mais um encontro entre representantes da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e de associações beneficentes possibilitou a construção de estratégias para trabalhar a política de pessoas em situação de rua em Sorriso. O debate foi nesta manhã (24).

De acordo com a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, foram alinhadas ações de trabalho. Em um primeiro momento os profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) irão fazer a abordagem com o apoio da Polícia Militar e na sequência, “dependendo da avaliação de cada caso a pessoa poderá ser encaminhada para atendimento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou ainda instituições de acolhimento daqui ou de fora do município”, explicou.

Jucélia ressaltou também que entre as ações já desenvolvidas pela equipe do CREAS estão a busca por parentes de pessoas que vivem em risco de rua e também a aceleração dos processos de emissão de documentos. “Muitos não tem documentos, outros não tem mais vínculos com parentes. Então a equipe faz esse processo de buscar reativar esses vínculos”, acrescentou. Segundo Jucélia, o trabalho em parceria com o CAPS será fundamental nesses casos, pois será essencial na inserção, ou reinserção, dessas pessoas na família e no mercado de trabalho.

Presente na reunião, o prefeito Ari Lafin pontuou que a preocupação com reinserção de pessoas em situação de rua às famílias é uma constante. “Estamos preocupados e juntamente com a sociedade, buscando soluções efetivas para esses casos”, salientou.

O encontro contou ainda com a presença do comandante da Polícia Militar de Sorriso, major Jorge Almeida, do procurador geral do município, Evandro Vosniak, do secretário de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa, do secretário de Fazenda, do Sérgio Kocova, do secretário Cláudio Drusina, do vereador Fábio Gavasso e de representantes das instituições locais de acolhimento.