A Prefeitura de Sorriso segue com a força-tarefa integrada para solucionar os problemas causados pelas chuvas constantes que atingem o município. Nesta manhã, técnicos da Defesa Civil do Estado encerraram o monitoramento dos pontos críticos e emitiram um relatório de visita técnica que deverá ser levado ao Governo Federal em busca de recursos financeiros imediatos.

“O prefeito Ari Lafin solicitou a vinda da Defesa Civil para fazer o mapeamento de algumas situações de risco apresentadas em Sorriso, devido ao alto índice pluviométrico que acometeu o município, e fazermos um levantamento dos prejuízos causados pela chuva. Visitamos vários locais e elaboramos nosso relatório, que será levado até Brasília em busca de recurso”, explica o coordenador de resposta e reconstrução da Defesa Civil de Mato Grosso, sargento BM Wagner Soares.

Conforme a Defesa Civil do Estado, as solicitações vão seguir uma ordem de urgência pela necessidade e dimensão do serviço, contemplando inicialmente os seguintes locais: o processo erosivo na Avenida Oregon, bairro Portal Kaiabi e a ponte sobre o Rio Verde, na MT 560, que liga Sorriso ao município de Tapurah.

“Em relação à erosão no bairro Kaiabi, apontamos a necessidade de execução imediata de obras emergenciais e definitivas no local para que o município não venha a ser acometido por um desastre maior, possivelmente com a perda de vidas, visto que está localizada em uma área urbana de Sorriso”, explica o sargento Wagner.

Sobre a ponte que liga Sorriso à Tapurah, o sargento ressalta que será necessário proibir imediatamente o trânsito de veículos com mais de quatro toneladas. “A ponte está com a estrutura em processo de deterioração avançado e não atende mais a demanda da região, que possui em tráfego de cargas pesadas. A sugestão que levaremos ao Governo é de uma reconstrução emergencial de uma ponte de concreto no local”, enfatiza.

Ainda de acordo com o coordenador de resposta e reconstrução da Defesa Civil de Mato Grosso, o índice pluviométrico para o início de 2018 extrapolou ainda nos primeiros dias de fevereiro e desde então a chuva intensificou. “Este ano já passamos de 1000 milímetros de chuva, extrapolando em 40% a previsão para 2018. E ainda temos uma previsão de mais 300 milímetros de chuva para o mês de abril, o que deve resultar em um índice pluviométrico 60% acima da média prevista para todo o ano”, ressalta Wagner.

Após a conclusão do relatório de visita e a emissão do parecer técnico da Defesa Civil sobre as situações encontradas em Sorriso, o Departamento de Engenharia do município fará o orçamento e planejamento das obras. “Com os valores em mãos, iremos, juntamente com uma equipe da Prefeitura de Sorriso, em busca de orçamento junto ao Governo Federal para a liberação de recursos e intervenção em decorrência da dimensão do serviço de reconstrução e também de prevenção de novas ocorrências”, explica o sargento.