Sorriso fechou 2017 com o registro de 1.665 acidentes de trânsito, sendo 815 sem vítimas e 850 com vítimas. O número representa um diminuição de 1,304% em relação a 2016, quando foram registrados 1.687 acidentes, com 859 registros com vítimas e 828 sem vítimas.

O mês de 2017 com maior ocorrência de casos foi junho, com o registro de 170 acidentes. Destes, 92 com vítimas, e 78 sem vítimas. Vale reforçar que no caso dos acidentes sem vítimas, não é necessária a presença do Corpo de Bombeiros, ficando o registro e a condução dos procedimentos necessários a cargo dos Agentes Municipais de Trânsito.

Em dezembro, houve um aumento de 25,98% no número de acidentes em relação a novembro. Em dezembro foram registradas 141 ocorrências (80 com vítimas e 61 sem vítimas), frente às 112 registradas em novembro (55 com vítimas e 57 sem vítimas).

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito de Sorriso, Márcio Pires, além de atuar no registro dos boletins de acidente, na fiscalização e no ordenamento do trânsito nas vias urbanas e vicinais do município, também é tarefa do Departamento a vistoria de veículos utilizados para fins comerciais, como táxis, moto-táxis, ônibus e vans escolares, bem como as ações de educação para o trânsito. “Durante todo o ano realizamos palestras em escolas, empresas e demais instituições com o foco de mostrar como deve ser a conduta correta de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de blitze e campanhas educativas e creditamos a este trabalho a redução, ainda que pequena, no número de acidentes de um ano para outro, além, é claro, de intervenções na infraestrutura do trânsito para melhorar o fluxo de veículos em locais de maior movimento”.

No ano passado, o Departamento promoveu 61 palestras, com a presença de mais de 5 mil pessoas das mais variadas idades, desde crianças ainda na escola até motoristas já da terceira idade. E é esta outra linha de atuação do Departamento: a emissão de cartões de estacionamento em vaga especial para idosos e portadores de necessidades especiais (PNEs). Ao todo, foram emitidos 298 cartões de estacionamento em vaga especial em 2017. “Lembramos a todos que têm esta necessidade e ainda não contam com o cartão que garante a possibilidade de utilização das vagas especiais que nos procurem para que possamos emitir este documento”, reforça Pires.

O Departamento Municipal de Trânsito fica na Rua Noel Rosa, 465, Jardim Alvorada, e atende com expediente administrativo das  7 h às 13 horas. Para registro de acidentes, é possível entrar em contato pelo telefone 153 ou o 3544 3563, das 6 horas  à meia noite.