Idealizado por Wanderson Wagner de Campos (contramestre Sapo), o projeto “Reconhecimento Mestre Jarbas” foi uma das propostas aprovadas no Edital Conexão Mestres da Cultura - Marília Beatriz de Figueiredo Leite, da Lei Aldir Blanc, do Estado do Mato Grosso.

O Edital possibilitou homenagear 75 personalidades mato-grossenses de todos os segmentos e áreas culturais. O projeto contemplado premiou o mestre de capoeira Jarbas Sokolowski, que teve sua história contada, junto da história da capoeira, em um curta-metragem.

Em um evento que será realizado amanhã (19), às 19h, no Castellu's Acqua Park, o curta-metragem que conta a história de Jarbas será oficialmente lançado, juntamente com uma mostra de fotos e um coquetel.

“Esse material já era para ter sido lançado em agosto, porém, tivemos que aguardar a pandemia dar uma trégua. Em função da comemoração do Dia da Consciência Negra, entendemos que essa seria a melhor data. Mas, por uma escolha do destino, Jarbas não está mais conosco e então, faremos o reconhecimento ao Mestre Jarbas in memoriam, por todo seu empenho e dedicação para com a cultura e o crescimento da capoeira em Sorriso e no Mato Grosso”, diz o contramestre.

“Será um momento de homenagearmos nosso querido amigo Jarbas, que deixou um legado cultural enorme para Sorriso”, destaca a secretária adjunta de Educação e Cultura, Marisa Netto.

O Mestre

Jarbas Sokolowski faleceu de infarto fulminante no dia 26 de setembro, aos 51 anos. Ele exercia o cargo de diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso (Semec).

Entusiasta da arte, foi ícone da capoeira nacional e esteve à frente do Grupo Muzenza.No Departamento de Cultura vinha desempenhando papel de destaque na organização de projetos de incentivo à cultura, principalmente neste período em que o mundo todo sofre as consequências da pandemia de covid-19 e a classe artística foi grandemente impactada pela situação.