O projeto, que passou pelo crivo de um grupo de artistas de Sorriso, foi um dos dez selecionados no edital 010/2021 - Audiovisual do Governo do Estado do Mato Grosso, que visa fomentar o cinema no Estado.
Tereza viveu no século XVIII e foi casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho até ser assassinado por soldados do Estado. O local também era conhecido como Quilombo do Quariterê, às margens do rio Guaporé, localizado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia). Esse quilombo foi o maior do Mato Grosso e sob o comando de Tereza criou um sistema de parlamento, algo inovador para a época.
"Será um grande desafio contar a história dessa heroína que viveu em Mato Grosso. Seus feitos e seu legado precisam ganhar vida no cinema", destaca o cineasta.
Para a produção, a direção de arte planeja construir cenários com as características da época, como a reprodução do quilombo. A equipe já prepara uma audição para escolha do elenco que irá participar do curta. Atores de renome nacional estão sendo cotados para integrar o elenco.