“Mais que agregar novos conhecimentos, especialmente com relação à fiscalização, o curso foi uma ótima oportunidade para trocarmos informações com a Guarda Municipal de Colíder, o que muito enriquece nosso trabalho”. A fala é do coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires e se refere ao terceiro módulo do curso de atualização de agente de trânsito, promovido pela Escola Pública de Trânsito, do Detran – MT, na semana passada, nos dias 2 e 3 de março.
Este terceiro módulo, alicerçado no eixo “Operação e Fiscalização de Trânsito”, foi realizado no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em período integral. Além dos 18 GMs de Sorriso, 12 GMs de Colíder e três servidores da Ciretran também participam da formação
De acordo com Renata Freitas, coordenadora da Escola Pública de Trânsito, o curso permitiu ressignificar conceitos e práticas de fiscalização de trânsito, de modo a contribuir para a melhoria da segurança viária e, por conseguinte, reduzir o número de mortes e lesões no trânsito. A gestora complementa ainda que, de acordo com a Portaria n. 966/2022 da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), o profissional que exerce a atividade de agente de trânsito [aqui guarda municipal de Trânsito] deverá realizar o curso de atualização a cada três anos.
Comandante da Guarda Municipal de Colíder, Diego Roberto Santos destaca que, mais que conquistar novos conhecimentos, conviver com os colegas de Sorriso foi importante para a corporação. “A guarda de Sorriso é bem preparada e equipada, e nos espelhamos muito no trabalho desenvolvido por vocês”, afirmou o líder, reiterando ainda que, a exemplo de Sorriso, em Colíder também houve a migração da função de “agentes de trânsito” para “guardas municipais de trânsito”.
A formação abordou o Pnatrans, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, as principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e trouxe ainda atualizações do Manual Brasileiro de Trânsito. Com aulas teóricas e práticas, o curso também resultou na análise da produtividade das operações “Lei Seca” realizadas em Sorriso no ano passado.