Um dos responsáveis pelo curso de brigadistas, que se encerra nesta quarta (30), o tenente BM Daniel Alves, explica que o objetivo da formação é garantir mais segurança a todos os envolvidos e mais eficiência no combate ao fogo. “Muitas vezes, uma manobra mal feita, pode piorar a situação, por isso, é importante que todos, sejam aqueles que trabalham diretamente nesta função, seja aqueles que se voluntariem para este trabalho, conheçam as estratégias corretas para combater os incêndios”, destaca o militar.

Além da sala de aula, os alunos também vivem na prática o desafio de aliar agilidade, eficiência e persistência para frear as chamas. “Para receber o certificado, quem participa do curso precisa passar pela prova teórica e prática”, reforça Alves. Deste universo de cerca de 30 alunos, 10 serão remunerados via Funrebom (Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar), e dois diretamente pela Prefeitura. O objetivo é garantir que os brigadistas permaneçam à disposição para atuar de maneira conjunta no combate a incêndios sempre que necessário neste período de seca intensa.

A preocupação em permitir que Sorriso atravesse de maneira mais tranquila os meses sem chuva (aqueles que, pela sabedoria popular, não têm a letrinha “r” no nome), preservando vidas, saúde e patrimônios ganhou corpo ainda em abril, com a articulação, por meio da Prefeitura, do Comitê de Controle de Incêndios Florestais e Urbanos, onde tem assento representantes do Sindicato Rural, do CAT, da Aprosoja, do Corpo de Bombeiros Militar (BM), da Polícia Militar (PM), da Polícia Judiciária Civil (PJC),  de associações empresariais e concessionárias de rodovias. A criação do comitê foi oficializada na segunda-feira (28), por meio do decreto 528/2021.