Justamente para treinar estes “gatekeppers”, esses guardiões da vida, bem como preparar outros profissionais para perceberem comportamentos que possam evoluir para o suicídio, serão promovidas no município duas formações com foco no atendimentos a tentativas de suicídio: uma palestra voltada para a comunidade em geral e um curso específico para os profissionais de segurança.

A palestra será na próxima semana, nos dias 14 e 15, no Centro de Eventos Ari José Riedi. Com carga horária de 15 horas, das 7h às 17h30 na segunda-feira (14), com intervalo para o almoço; e das 7h às 12h20 na terça-feira (15), ela será ministrada  pelo major do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) José Edir Paixão de Sousa, que também é mestre em Saúde Pública (UFC) e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídios e Prevenção.

Já o treinamento para os profissionais, que será promovido concomitantemente, também contará com a participação da 1.º tenente Isabel Cristina Marques de Almeida e do soldado Jefferson Castro Faustino.

Para se inscrever, é preciso acessar este link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTWxfhGGbhj6AVuc2Qig_UGHJVpUIs4qa2jRiA3cQZOSGZVQ/viewform e levar um quilo de alimento não-perecível na abertura do evento.

O curso é promovido pela Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, bem como dos conselhos de segurança que atuam no município, e partiu de uma  iniciativa da 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit.

Conheça os palestrantes

José Edir Paixão de Sousa

Mestre em Saúde Pública (UFC), Major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - CBMCE (ingresso em 1998), Pesquisador do GEPESP UERJ (Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídios e Prevenção). Gerenciador de Crises pela Guarda Costeira Americana, Abordador Técnico a tentativa de suicídio. ESB-PMESP, Professor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (início da docência em 2001), Instrutor da Academia Estadual de Segurança Pública (2012-2019), orientador de tcc e tcr da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Ator do Grupo de Teatro Leopoldo Machado (ingresso em 2002), Licenciado para o Ensino da Física (UECE), Bacharel em Direito (UFC), Especialista em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Publica (UFC), Especialista em Planejamento e Gestão em Defesa Civil (FAMETRO), curso TOP CHINA 2011 (Universidade Imperial de Pequim), escritor e tradutor de língua inglesa.

Isabel Cristina Marques de Almeida

Formada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará e Especialista em Segurança Pública. É oficial do Corpo de Bombeiros, formada pela Academia Estadual de Seguranca Publica. Ocupa o posto de 1⁰ Tenente e atua na área de busca, resgate e salvamento há 3 anos com especialização em salvamento em altura, abordagem a tentativa de suicídio, busca e resgate em estruturas colapsadas e condução de cães de busca. Lotada na 1.ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento, dentre outras funções, faz parte da equipe de instrução dos cursos de formação de oficiais e soldados nas disciplinas de salvamento em altura e terrestre.

 

Jefferson Castro Faustino

Soldado do Corpo de Bombeiros desde 2015, lotado na 2° Companhia de Busca e Salvamento com especialização em Mergulho Autônomo - (CMAUT), Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas - (BREC), Abordagem a Tentativas de Sucídio e Incêndio Urbano. É instrutor de mergulho e das disciplinas de Salvamento em altura e terrestre.