O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Em pleno dia nacional da Poesia, 31 de outubro, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato recebeu ontem um grupo de visitantes pra lá de especial: idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Praça CEU.
Para recepcionar o grupo, a equipe da Biblioteca preparou uma abordagem temática, voltada à literatura de cordel, com a coordenadora de fomento à leitura da unidade, Leda Ferraz, vestida à caráter. O Visconde de Sabusoja, mascote da Biblioteca, também participou da atividade. “Apresentei nosso acervo de cordel, alguns idosos leram adivinhas para os ouvintes tentarem desvendar a charada, em uma atividade muito divertida”, comenta.
A troca de conhecimentos com o grupo do Cras foi enriquecedora para toda a equipe, visto que um dos idosos já se propôs a dar aulas de artes no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) de Sorriso, que funciona anexo à Biblioteca. A intenção é manter uma ponte com o grupo, confeccionando as carteirinhas para que os idosos possam emprestar livros e assim alimentar o hábito da leitura.
Assim como os idosos assistidos pelo Cras Praça CEU, todo cidadão sorrisense pode fazer o cadastro na Biblioteca para poder emprestar livros. Para tanto, basta comparecer à Biblioteca Monteiro Lobato com os documentos pessoais e comprovante de endereço. A Biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11 horas e das 13h às 22 horas, bem no centro da cidade, na Praça da Juventude. O telefone para mais informações é o 3544 5648.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).