Sorriso é conhecida como a Capital Nacional do Agronegócio. Agora também está investindo em artes. No domingo (20) a Praça da Juventude tornou-se um grande palco, aberto a toda a população, para apreciar o show de bandas e fanfarras de 06 Estados.

A realização ficou por conta da Prefeitura Municipal de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, e do Departamento de Cultura. O evento também contou com a participação da Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Sorriso (Acbafas) e Rotary Clube Ouro Verde.

Segundo o Secretário de Governo, Luis Fábio Marchioro, a Administração Municipal custeou todos os gastos com transporte, alimentação e hospedagem da Banca Julgadora, cujos membros vieram de Goiânia, São Paulo, Belém, Rio de Janeiro, Porto Velho, Sinop e de Sorriso. A Administração também arcou com as despesas de logística, premiação e infraestrutura.

O encontro reuniu em nossa cidade mais de trinta bandas musicais de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao todo, 1,5 mil músicos se apresentaram em praça pública, nas categorias banda de percussão simples, banda de percussão marcial, banda de percussão sinfônica, banda musical, e banda de percussão melódica, subdivididas nas categorias infantil, juvenil e sênior.

“Queremos transformar o município de Sorriso em um polo de desenvolvimento. E quando falamos em progresso não podemos deixar de mencionar a cultura do nosso povo, pois temos a obrigação de manter viva esta tradição tão encantadora”, disse o Prefeito Municipal Ari Lafin.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Lucia Korbes Drechesler, agradeceu todos os visitantes e os parceiros na realização do evento. “Foi muito gratificante ver a nossa cidade recebendo tantas bandas vindas de vários Estados. Estou muita satisfeita com a presença maciça da população sorrisense, que compareceu das 8 horas da manhã até altas horas da noite”, disse a Secretária.

O Presidente da Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Sorriso - ACBAFAS, Clemilson Gomes, disse que o nível das apresentações foi ótimo e que houve um acréscimo na qualidade em relação ao ano passado.

EQUIPES CAMPEÃS:

Campeã categoria banda de percussão simples infantil: Senhora Dirce Leite de Campos - Várzea Grande.

Campeão na categoria banda de percussão melódica: Banda de Percussão Melódica Maria Dipina – Cuiabá.

Campeão na categoria percussão sinfônica infantil: percussão rudimentar Ocatayde Jorge “POR”.

Campeão categorial banda marcial: Banda Marcial Ranulfo Paes de Barros – Cuiabá.

Categoria Banda musical: Banda Musical Dione Augusta – Cuiabá.

Campeão na categoria percussão simples juvenil: Banda Municipal de Sonora - Mato do Grosso do Sul.

Campeão na categoria banda de percussão sinfônica sênior: Banda de percussão sinfônica Rafael Rueda – Cuiabá.

Campeão na categoria percussão simples sênior: Banda de percussão Adalgisa de Barros - Várzea Grande.

Campeão na categoria fanfarra simples: Fanfarra Carlos Drummond de Andrade – Sinop

Campeã geral: Banda de percussão Rafael Rueda – Cuiabá.