Duas representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Sorriso  participaram da 3ª Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (Conane), realizada entre os dias 15 e 17 de junho, no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Ceape), em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi elaborar um plano de ação para ser realizado coletivamente até a Conane 2019.

As coordenadoras pedagógicas Clarice Viera Dantas e Maria Amélia Rossi destacam que foram discutidos temas como sustentabilidade, territórios educativos, fortalecimento e expansão das escolas inovadoras, ruptura e ousadia na educação.

Durante três dias, foram promovidas  oficinas e  rodas de conversas sobre temas como educação integral, novas tecnologias, educação dos povos tradicionais, em um espaço para os educadores divulgarem os seus projetos educacionais.

Além de educadores brasileiros, o evento também contou com a presença de professores de países latino-americanos como  Colômbia, Argentina, El Salvador, Bolívia e outros, no total de mais de 800 profissionais da educação.

Segundo a coordenadora Clarice, o contato com as demais experiências vindas de outros países possibilitou ampliar o olhar em relação ao modelo de educação utilizado atualmente. “A Conane foi uma grande oportunidade para repensarmos o nosso modelo educacional um espaço em que o diálogo e a proposição de ações permeavam o perfil de todos os participantes”, explica.

Para a  coordenadora Maria Amélia, a Conane trouxe reflexões acerca do futuro do ensino. “Foi uma experiência maravilhosa, mas ao mesmo tempo inquietante, porque nos convida a uma reflexão da escola que conhecemos, a escola tradicional”, comentou, destacando que os temas abordados evidenciam a necessidade de se buscar uma nova escola, fundamentada na autonomia e na construção social da aprendizagem.

A conferência, que teve sua primeira edição em 2013 e é realizada a cada dois anos, contou, neste ano, com palestrantes como Celso Vasconcelos, José Pacheco, Paula Sibilia, Silvia López da Maturana e Luna Carlos Calvo, entre outros.