A ferramenta de comunicação eletrônica que tem custo zero, é permanente e promove também a impossibilidade de deterioração de documentos, os tornando mais duráveis e efetivos na autuação, de arquivamento e de conversão de processos físicos para os digitais.

“A adesão do Siga-Doc contribuirá para a  modernização da administração pública municipal transformando a maneira como a gestão documental é conduzida. Isso resultará em uma administração mais eficiente, ágil e transparente, frisa a Superintendente de Arquivo Público, Vanda da Silva.

Sorriso será o primeiro município de Mato Grosso a aderir o sistema de produção e gestão de documentos que contribuirá de forma significativa nas questões econômicas e ambientais no gerenciamento de documentos e processos administrativos. O Controlador-geral do Município, Laércio Costa Garcia destaca que o papel da Controladoria, é assessorar o prefeito e todos os órgãos da Administração Municipal sobre a operacionalização dos gastos públicos, zelando pela boa e regular aplicação dos recursos.

“Atualmente o Município conta com mais de 4300 servidores, em vários setores, o que gera um consumo alto de papel no dia a dia. Então, o sistema Siga-Doc vem para substituir essa demanda impressa e consolidar a modalidade “papel zero”, em que mecaniza e moderniza a tramitação de documentos e arquivos de forma nato-digital, de forma mais transparente e com a mesma validade do documento físico”, enfatiza.

O Controlador ressalta ainda que o treinamento visa capacitar a equipe, para em janeiro de 2024, ser colocado em prática o Plano de Implantação Integral do sistema no Município no gerenciamento e acesso à informação.