Durante dois dias, a Prefeitura Municipal, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), realiza a Capacitação e Demonstração do Sistema Integrado da Gestão Administrativa Documental (SIGA-DOC), que está previsto para ser implementado em Sorriso, em janeiro de 2024.
Capacitação ministrada pela Superintendente de Arquivo Público da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Vanda da Silva e representantes da Casa Civil, está sendo promovida no Auditório do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), com a participação de técnicos e servidores da Controladoria Municipal, e líderes de cada setor que compõe a Administração Pública.
O SIGA-DOC é um sistema que permite a produção, edição, assinatura e tramitação de documentos e processos de forma rápida, totalmente eletrônica, de forma confiável, e com mais economia.
O sistema foi desenvolvido a mais de 16 anos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª região do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e já é utilizado pelo Exército Brasileiro, Governo de São Paulo, do Rio de Janeiro, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Infraero e Telebras. O Governo do Estado de Mato Grosso começou a utilizar a ferramenta em 2019, e tem apresentado efeitos imensuráveis nos trâmites de processos, como destaca o Superintendente de Cargos Comissionados da Secretaria Adjunta de Ação Governamental da Casa Civil do Estado de Mato Grosso, Otair Rodrigues Filho.
“É um sistema que traz muitos recursos e funcionalidades, além de potencializar o Município com os trâmites processuais. Sem dúvidas, um avanço na qualidade de vida dos servidores, na redução de custos com impressora, papel, toner, transporte, entre outros. O Siga-Doc representa um grande avanço de pelo menos 10 anos, e amplitude de visão na gestão de Sorriso”, pontua.
A ferramenta de comunicação eletrônica que tem custo zero, é permanente e promove também a impossibilidade de deterioração de documentos, os tornando mais duráveis e efetivos na autuação, de arquivamento e de conversão de processos físicos para os digitais.
“A adesão do Siga-Doc contribuirá para a modernização da administração pública municipal transformando a maneira como a gestão documental é conduzida. Isso resultará em uma administração mais eficiente, ágil e transparente, frisa a Superintendente de Arquivo Público, Vanda da Silva.
Sorriso será o primeiro município de Mato Grosso a aderir o sistema de produção e gestão de documentos que contribuirá de forma significativa nas questões econômicas e ambientais no gerenciamento de documentos e processos administrativos. O Controlador-geral do Município, Laércio Costa Garcia destaca que o papel da Controladoria, é assessorar o prefeito e todos os órgãos da Administração Municipal sobre a operacionalização dos gastos públicos, zelando pela boa e regular aplicação dos recursos.
“Atualmente o Município conta com mais de 4300 servidores, em vários setores, o que gera um consumo alto de papel no dia a dia. Então, o sistema Siga-Doc vem para substituir essa demanda impressa e consolidar a modalidade “papel zero”, em que mecaniza e moderniza a tramitação de documentos e arquivos de forma nato-digital, de forma mais transparente e com a mesma validade do documento físico”, enfatiza.
O Controlador ressalta ainda que o treinamento visa capacitar a equipe, para em janeiro de 2024, ser colocado em prática o Plano de Implantação Integral do sistema no Município no gerenciamento e acesso à informação.