Os conselhos são as instituições que fazem a ponte entre a vontade da população e o governo, à medida que agem efetivamente na tomada de decisões. Eles podem ter caráter fiscalizador, quando, assim como a Câmara de Vereadores e o Tribunal de Contas, vigiam as contas públicas e emitem pareceres; deliberativo, quando é o conselho que toma decisões; consultivo, quando julga determinado assunto; normativo, quando interpreta normas e também as cria; e propositivo, quando propõe ações ao poder executivo.

E justamente neste momento, vários conselhos de Sorriso estão passando por uma fase de renovação de seus componentes. Na tarde de ontem (06), no Paço Municipal, o Conselho Municipal do Fethab reuniu-se pela primeira vez depois da nomeação de seus novos integrantes, que representam o Poder Público Municipal, a Câmara de Vereadores, a APASI, o Sindicato Rural de Sorriso e a Associação de Produtores da Gleba Barreiro.

Segundo o presidente do Conselho, o secretário de Transportes de Sorriso, Leonir Capitânio, o objetivo do conselho é analisar de que forma serão investidos os recursos que o município recebe do Fundo Estadual de Transporte e Habitação, criado ainda em 2000 e reformulado em 2015. Com a nova lei  (Lei 10.353/2015), foram definidas regras claras para a utilização do recurso do fundo, especificamente para a melhoria da infraestrutura das estradas estaduais e municipais.

Confira quem são os integrantes do Conselho do Fethab, nomeados por meio do Decreto n.º 17, de 27 de janeiro.

I – Representantes do Poder Executivo:

LEONIR CAPITANIO - Titular

MARLY BATISTA DE AGUIAR – Titular

SARDI ANTONIO TREVISOL – Suplente

SÉRGIO KOCOVA SILVA - Suplente II

– Representantes do Poder Legislativo:

VERIDIANA SANTOS - Titular

JANNINE CRUZ SOUZA NUNES – Titular

ANTONIO JOCEMAR PEDROSO DA SILVA – Suplente

LEOCIR JOSE FACCIO - Suplente

III – Representantes da APASI:

NODIMAR CORREA – Titular