Conselho Municipal da Juventude de Sorriso (Comjuv) realiza primeira reunião ordinária com 100% de participação dos membros, foi definida a diretoria e posse do Conselho e apresentação de membros ao poder executivo.

O Conselho Municipal da Juventude de Sorriso (Comjuv), composto por representantes da sociedade civil e do poder público, com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude, realizou na manhã de quarta-feira (19), a primeira reunião ordinária para apresentação dos novos membros do conselho ao prefeito, primeira-dama e vice, além da eleição e posse da diretoria para o período de 2024/2025.

Um dos pontos principais da reunião foi a eleição da diretoria do Conselho, que terá como presidente a servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social Ludmilla Goffi Carnezella, e como vice-presidente a servidora da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude Maiara Parisoto.

Já como primeiro secretário foi indicado o nome de Victor da Silva Rodrigues, representante do Conselho de Pastores, e como segundo secretário Tony de Souza Neves, servidor da Secretaria de Administração. A tesoureira geral será Ludimila Silva Mendes, do Rotaract Club, e o segundo tesoureiro será o servidor da Câmara Municipal Fábio Dadalt Pedrotti.

Reforçando a representatividade do conselho para a sociedade, o prefeito Ari Genésio Lafin destacou que há muito trabalho a ser feito. “Eu acredito muito em nossos jovens e fico muito feliz pela reativação do Conselho. Vocês terão que trabalhar bastante para identificar as reais necessidades da juventude sorrisense e realizarem um bom trabalho”, pontuou ele ao reforçar as palavras da primeira-dama, Jucélia Ferro, sobre a importância da participação do Comjuv nos projetos municipais existentes. “Eu recomendo fortemente que vocês entendam o que já existe dentro de cada secretaria para este setor”, acrescentou o prefeito.

De forma geral, os novos eleitos se mostraram entusiasmados e cheios de energia. “A reativação do Comjuv  é um passo importante para a juventude de Sorriso, era a voz que estava faltando para que nossa cidade continue crescendo”, disse a tesoureira geral Ludimila Silva Mendes. “Tendo em vista a influência dos jovens e o poder de mudança que possuem, nosso trabalho será fundamental para a construção do futuro de Sorriso”, salientou a vice-presidente Maiara Parisoto.

A presidente Ludmilla Goffi Carnazella concorda com suas colegas sobre a importância da atuação do conselho para os jovens. “O desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o nosso público-alvo, que são os jovens, e a visibilidade aos projetos já existentes se tornam imprescindíveis, uma vez que é essencial que a juventude tenha oportunidade e conhecimento em diversas áreas”, disse.

De acordo com o diretor de departamento da Semcultj, Junior Betanin, a reunião foi muito produtiva. “Nos próximos encontros discutiremos sobre as pautas de aprovação do regimento interno, o estudo da criação do Fundo Municipal da Juventude, para que o conselho tenha mais autonomia e seja mais atuante, e a realização da próxima Conferência da Juventude”, explicou.

O gestor da pasta, Salles Fernandes, também se mostrou satisfeito com as novas definições do Comjuv. “Agora, com a diretoria formada, podemos desenvolver ações mais concretas. A participação ativa da sociedade, através do conselho, nos ajuda a formular políticas públicas assertivas, e a infância e a juventude são nossas prioridades”, enfatizou o secretário.

Lei n° 3.516

No dia 9 de abril de 2024, o prefeito do município de Sorriso, Ari Genésio Lafin, sancionou a nova Lei n° 3.516, de 05 de abril de 2024, que altera a Lei nº 606, de 21 de outubro de 1997. O texto, aprovado na íntegra pelos vereadores, prevê a redução do número de representantes da sociedade civil organizada que irá compor o Conselho Municipal da Juventude (Comjuv) e mantém a idade dos conselheiros na faixa etária entre 15 a 29 anos.

Representantes da sociedade civil organizada

I. Prefeitura Municipal de Sorriso

II. Câmara Municipal de Sorriso

III. Léo Club