O pedido de reajuste de 28% para a taxa de água, realizado pela concessionária Águas de Sorriso, foi negado por unanimidade nesta manhã (1º), em uma reunião do Conselho Municipal de Saneamento Básico.
Conforme o presidente do Conselho, o prefeito Ari Lafin, em maio a concessionário havia encaminhado um ofício solicitando aumento de 25%. “Pedimos então um estudo técnico que avaliou a concessão desde 2000. Esse estudo apontou que a concessionária apresenta 27% de percentual de ganho, isso é de superávit no município, não está em déficit. Portanto, não teria direito a esse aumento”, disse. “Então, em julho recebemos uma nova solicitação da Águas de Sorriso pedindo autorização para aumentar em 28% o valor da taxa cobrada atualmente. Hoje, na reunião o Conselho, por unanimidade negou esse pedido”, explicou Lafin.
Para Lafin, “esse não é o momento para reajustes. É sim um momento de debates francos e verdadeiros. Nosso país já enfrenta uma grande crise financeira e entendemos que esse não é um momento para aumento de tarifas”, destacou.
Lafin pontuou ainda que, caso entenda necessário a Águas de Sorriso pode buscar auxílio na esfera judicial para discutir a situação, “e nós estaremos prontos para amparar a decisão do Conselho e defender o interesse da população”, acrescentou.
Um dos conselheiros, o presidente do bairro Verdes Campos, Natal da Silva Rego, declarou que os integrantes do Conselho levaram em conta o estudo técnico apresentado pela Prefeitura para negar o pedido. “O estudo técnico mostrou que a empresa já recebeu reajustes acima do que realmente teria direito em tempos anteriores. Levando isso em consideração, o Conselho optou por não conceder autorização hoje”, disse.
Plano de saneamento
Além de debater a questão do reajuste, o Conselho também discutiu a o Plano Municipal de Saneamento Básico que contempla questões de esgoto, água, lixo seco e drenagem. Os conselheiros optaram pela formação de comissões com técnicos da Prefeitura para a revisão do plano, que deve ser finalizado até o segundo semestre de 2017.
Integrantes do Conselho
Presidente:
Ari Lafin
- Representantes do Poder Executivo:
Secretaria Municipal da Cidade:
Marcelo Antônio Oliveira (titular)
Leonardo Zanchetta (suplente)
Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento:
Rafael Leite Bertolazi (titular)
Taynna Vacaro Moura (suplente)
Representante da concessionária Águas de Sorriso:
Jefferson de Paula Alves (titular)
Marcus Coelho Braz (suplente)
Representantes das Associações de Bairros de Sorriso:
Darci Agostinho S. Gonçalves ( titular)
Natal da Silva Rego (suplente)
Sebastião Domingues (titular)
Vilson Roque Mutinelli (suplente)
Representantes de entidades técnicas:
Phelipe Brustolin Philippsen (titular)
Suellem Centenaro (suplente)
Representantes da sociedade civil organizada:
Marcelo Oliveira Campos (titular)
Alexandra Nishimoto Braga Savolti (suplente)
Representantes do Poder Legislativo
Vanderly Rudge Gnoato (titular)
Jannini Cruz Souza Nunes (suplente)