O pedido de reajuste de 28% para a taxa de água, realizado pela concessionária Águas de Sorriso, foi negado por unanimidade nesta manhã (1º), em uma reunião do Conselho Municipal de Saneamento Básico.

Conforme o presidente do Conselho, o prefeito Ari Lafin, em maio a concessionário havia encaminhado um ofício solicitando aumento de 25%. “Pedimos então um estudo técnico que avaliou a concessão desde 2000. Esse estudo apontou que a concessionária apresenta 27% de percentual de ganho, isso é de superávit no município, não está em déficit. Portanto, não teria direito a esse aumento”, disse.  “Então, em julho recebemos uma nova solicitação da Águas de Sorriso pedindo autorização para aumentar em 28% o valor da taxa cobrada atualmente. Hoje, na reunião o Conselho, por unanimidade negou esse pedido”, explicou Lafin.

Para Lafin, “esse não é o momento para reajustes. É sim um momento de debates francos e verdadeiros. Nosso país já enfrenta uma grande crise financeira e entendemos que esse não é um momento para aumento de tarifas”, destacou.

Lafin pontuou ainda que, caso entenda necessário a Águas de Sorriso pode buscar auxílio na esfera judicial para discutir a situação, “e nós estaremos prontos para amparar a decisão do Conselho e defender o interesse da população”, acrescentou.

Um dos conselheiros, o presidente do bairro Verdes Campos, Natal da Silva Rego, declarou que  os integrantes do Conselho levaram em conta o estudo técnico apresentado pela Prefeitura para negar o pedido. “O estudo técnico mostrou que a empresa já recebeu reajustes acima do que realmente teria direito em tempos anteriores. Levando isso em consideração, o Conselho optou por não conceder autorização hoje”, disse.

Plano de saneamento

Além de debater a questão do reajuste, o Conselho também discutiu a o Plano Municipal de Saneamento Básico que contempla questões de esgoto, água, lixo seco e drenagem. Os conselheiros optaram pela formação de comissões com técnicos da Prefeitura para a revisão do plano, que deve ser finalizado até o segundo semestre de 2017.

Integrantes do Conselho

Presidente:

Ari Lafin

- Representantes do Poder Executivo:

Secretaria Municipal da Cidade:

Marcelo Antônio Oliveira (titular)

Leonardo Zanchetta (suplente)

Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento:

Rafael Leite Bertolazi (titular)

Taynna Vacaro Moura (suplente)

Representante da concessionária Águas de Sorriso:

Jefferson de Paula Alves (titular)