Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Prefeitura de Sorriso informa que nesta quarta-feira (21 de abril), feriado de Tiradentes, o transporte coletivo funcionará de maneira reduzida. Normalmente, o transporte coletivo não roda nos feriados e fins de semana, no entanto, como amanhã muitas empresas vão abrir suas portas para repor perdas provocadas pela pandemia da Covid-19, serão mantidas as linhas 100 (Rota do Sol), 210 (Santa Maria), 310 (Mário Raiter) e 500 (União e condomínios), das 5h às 18h.
Cabe reforçar que, como a linha 400 não irá rodar, a linha 310 irá até a Marombi. Assim como a 400, também não rodam amanhã as linhas 200 e 300.
Por conta do feriado, o Paço e demais repartições da Administração Municipal, como secretarias municipais, escolas e unidades básicas de saúde estarão fechadas. À exceção fica por conta do Hospital de Campanha Municipal, que permanece aberto todos os dias, nas 24 horas do dia, assim como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicawa e a Farmácia Cidadã Central. O PSF Nova Integração (Upinha) estará fechado durante o dia, porém abrirá às 18 horas desta quarta-feira com atendimento até 6 horas da manhã de quinta-feira. A Central de Informações do 150 também atenderá das 7 horas até meia-noite.
Para os empresários que decidirem abrir as portas, vale lembrar que é permitido pela Lei de Liberdade Econômica, mas é preciso manter atenção por conta das questões trabalhistas e seguir à risca todos os protocolos para frear a Covid-19.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).