Perspectiva é que as obras tenham início no próximo mês

A Prefeitura Municipal concedeu nesta manhã ao proprietário da empresa Pioneiro Combustíveis, Rolf Tambke, a licença prévia nº 001/2017 para a instalação do ponto de abastecimento de aeronaves no Aeroporto Regional Adolino Bedin. A licença ambiental foi concedida, após análise, pela própria Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e, de acordo com Rolf, é mais um importante passo para que a empresa avance na instalação efetiva do posto. A previsão é que as obras iniciem ainda no próximo mês e sejam concluídas em, no máximo, seis meses.

A Pioneiro já opera no aeroporto sorrisense com duas carretas com capacidade de 3.500 litros. Rolf pontua que os dois tanques possuem capacidade para atender um vôo da Azul e vôos executivos que pousem no local.  Segundo o proprietário, a Pioneiro Combustíveis atua em 20 aeroportos no país e está em processo de instalação em mais dois. “Alguns abastecem de quatro a cinco vezes por semana, outros temos até 50 abastecimentos por dia”, salientou. São aeroportos como de Manaus (AM) e João Pessoa (PB). “Participamos do crescimento de João Pessoa, no início eram quatro hotéis e hoje são mais de 50 recebendo turistas com o crescimento aeroportuário e queremos muito que isso se repita com Sorriso”, disse.

Rolf lembrou que foram três anos de conversa até a efetiva instalação no município. “A cidade, para mim, é muito especial pelo envolvimento com a agricultura e o trabalho desenvolvido por todos. Ainda lembro da primeira vez em que estive aqui e vi todos os campos plantados, me emocionei muito”, comentou.

O prefeito Ari Lafin também comemorou a entrega da licença ambiental e pontuou duas situações que considerou importante, além da instalação do ponto de abastecimento, a capacitação técnica dos profissionais da SAMA e demais pastas para o licenciamento ambiental do ponto dentro do aeroporto. Lafin acrescentou que esse foi um processo que requereu muito trabalho, com cuidado e vários passos. “Estamos cercados de profissionais técnicos, com credibilidade e organização e o resultado de tudo isso é o crescimento sustentável que estamos tendo aqui. Quero agradecer a todos que estão colaborando nesse processo”, disse Lafin.

Presente no evento, o vice-prefeito Gerson Bicego, comentou que o aeroporto é motivo de orgulho para todos os sorrisenses e aproveitou para fazer um pedido especial a Rolf e ao suplente de deputado federal Ederson Dal Molin “falem bem de Sorriso por onde vocês andarem, tragam novos investidores para cá”.

Dal Molin respondeu que esse é um pedido fácil de atender e lembrou que investidores como a Brastelha e a Luft destacaram quando da instalação, que escolheram Sorriso devido ao modelo de desenvolvimento do município e ao fato da logística facilitada pela instalação do aeroporto. “E temos muito o que comemorar, porque nosso aeroporto tem todos os licenciamentos, outorga e homologações e é citado pela Anac como exemplo. Queremos, claro, melhorar sempre mais e ofertar mais aos moradores e visitantes, por isso nosso trabalho é contínuo”, salientou ao destacar que o local é fruto de uma parceria entre o poder público e a sociedade organizada.

Parceria, que segundo o presidente do Sindicato Rural, Luimar Gemmi, também presente no evento e integrante da Comissão Pró-Aeroporto, serve de exemplo e deve ser mantida para outros contextos.

O Aeroporto Regional Adolino Bedin conta com um moderno terminal de passageiros, com EPTA completa, PAPI, e sistema R-Nav, todos já homologados pela Anac e em operação.