Acompanhados do secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Oliveira, a comitiva foi recebida pelo prefeito Ari Lafin e pelos secretários Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente) e Hilton Polesello (Governo). De acordo com Claudio, o grupo veio conhecer Sorriso e ver de perto os projetos e ações desenvolvidas pela gestão.

“Sorriso é referência em desenvolvimento econômico e social e o grupo veio em busca de ideias e trocas de experiências”, disse.

Estiveram presentes o secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Carlos Gonçalves; o secretário de Governo, Manoel Marinho; o secretário de Agropecuária e Agricultura, Williamar Soares; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Carlos Augusto de Paiva Ledo; o Diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDICS), Mauro José Rodrigues Barbalho; e os vereadores Renival José de Sousa e Rodrigo Universo.

“Sorriso é um berço forte da agricultura e desenvolvimento econômico, se destacando também em outras áreas, como saúde, educação e pesquisa. Ficamos lisonjeados em saber que outros municípios se espelham em nossas ações e usam nossa cidade como modelo de gestão pública”, disse Ari.

Segundo Cláudio, o grupo, que fica na região até amanhã (19), fará visitas ao Parque Tecnológico Luiz Giroletti , ao Industrial Leonel Bedin e pretende ainda conhecer como funciona o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Cidesa) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires; além dos processos dos Departamentos de Compras e de Licitação da Prefeitura de Sorriso.

Projetos sociais

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro recebeu o Assistente Administrativo, Vangleison Miranda Leite, que também é Assistente Social e veio conhecer os projetos sociais desenvolvidos no Município.

“Somos um município de médio porte e ponto estratégico para migração de pessoas em situação de vulnerabilidade. Precisamos pensar ações de desenvolvimento econômico para a região, fortalecer a agricultura familiar e fomentar o cooperativismo, valorizando o pequeno produtor, tudo isso aliado a políticas públicas que atendam a parcela menos favorecida da sociedade”, explicou.

A gestora apresentou as ações desenvolvidas pela Assistência Social, com destaque para os projetos Mesa Saudável, a Padaria Municipal, o Armazém Social, o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCI), o Aprendiz Sorriso Legal; e os serviços oferecidos aos assistidos pelo Serviço Único de Assistência Social (SUAS) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS); além do serviço de acolhimento de idosos, crianças e mulheres vítimas de violência ou em situação de abandono e vulnerabilidade social. O incentivo à agricultura familiar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, também foi debatido.

“Como é bom recebermos visitas de outros municípios e poder dividir nossas experiências e somar com eles. É sempre um momento bastante produtivo, de troca de conhecimento e de surgirem novas ideias para a gestão como um todo”, afirmou Jucélia.