Cerca de cinco mil atendimentos foram realizados no último sábado (12), na 3ª edição do Sorriso em Movimento. Durante toda tarde, a escola Gente Sabida, no Jardim Carolina foi palco de atividades culturais, sociais e muita alegria.

Das 13h30 às 17h, foram emitidas 80 carteiras de identidades, realizados mais de 86 cortes de cabelo; além da distribuição de 50 mudas de árvores de sombra e de 35 sacos de substrato para o plantio. Cerca de 70 jovens também participaram da cerimônia de Juramento à Bandeira e receberam o certificado de dispensa do serviço militar.

Houve ainda quem procurasse os serviços da área da saúde, para aferir a pressão arterial e o índice glicêmico. Outra opção foi a oficina de estética com oferta de maquiagem e massagem para os participantes. Quem passou por lá, aprovou. É o que conta a Tamirez Morello. “Foi muito boa a massagem. Também recebi muitas dicas para melhorar a postura”, disse.

Além de Tamirez, a Laíz Natália também experimentou os serviços de estética. “Gostei bastante da massagem e de todo o evento. Dou nota 10 para a organização e o atendimento de todos”, destacou. Laíz, também aproveitou para fazer o documento de identidade. “Durante a semana não dá tempo, então hoje foi mais prático fazer aqui mesmo”, contou.

Para os pequenos, a tarde foi de muita diversão com pintura facial, apresentações culturais de balé, capoeira e oficina de música, além das oficinas de desenho e pintura e do “Cine Pipoca”. E na quadra de esportes, a brincadeira também rolou solta, tudo para integrar adultos e crianças, a comunidade e a gestão pública.

Além da confecção de identidade pelo Ganha Tempo, a equipe dos Correios esteve presente para disponibilizar o CPF e os Agentes Municipais de Trânsito também confeccionaram, credenciais de Portador de Necessidade Especial (PNE) e de Idoso durante o evento.

De acordo com o secretário de Governo e Segurança Pública, Luis Fábio Marchioro, “a Prefeitura está levando em consideração os pontos com maior demanda para realização do Sorriso em Movimento”. Segundo Marchioro, “essa é uma grande união de esforços, na força do bem, entre a Prefeitura, empresas privadas, o Fórum de Sorriso, coordenado pelo juiz Anderson Candiotto, que participa com o Programa Justiça Comunitária, além das faculdades e muitos voluntários, levando serviços para o cidadão”. Um dos diferenciais, é o fato de que a Prefeitura assume todas as taxas cobradas na emissão de documentos, como é o caso de CPF ou RG.

O prefeito Ari Lafin acrescentou a importância de levar os serviços até a população. “Ao realizar eventos como esse, temos o cuidado de trazer até o cidadão serviços essenciais como os que ofertamos durante a semana, em horário de expediente, no Ganha Tempo. Esse é um horário alternativo para que as pessoas possam vir até a Escola e ser atendidas” salientou. Lafin pontuou ainda que essa é uma “proposta simples que visa aproximar a população do serviço público”.

Conforme o representante do Tribunal de Justiça, Ronei Hernandes, “esse é um grande mutirão da cidadania que propicia cultura, lazer e informação”. A intenção, segundo os organizadores, é concentrar o maior número possível de serviços em um único dia e também esclarecer dúvidas da população.

Eventos como esse, serão organizados para atender outros bairros também. O próximo Sorriso em Movimento já está agendado para o dia 16 de setembro, no bairro São Mateus. Na sequencia, a intenção é levar o mutirão de atendimentos para o Residencial Mário Raiter.