Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
A Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Administração e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira, dia 20 de agosto de 2025, o Pregão Presencial nº 053/2025, destinado à aquisição de medicamentos para suprir as demandas das unidades de saúde do município.
A sessão teve início às 8 horas no Paço Municipal com a participação de 62 empresas do setor farmacêutico, oriundas de diferentes regiões do país, que apresentaram propostas comerciais para o fornecimento dos itens licitados.
Durante todo o dia, foram analisadas as propostas, seguidas das fases de lances e aberto prazo para apresentação de documentos de habilitação, resultando na compra de 295 tipos diferentes de medicamentos. Conforme o secretário de Saúde, Vanio Jordani, os itens adquiridos atendem a uma ampla gama de necessidades. “São fármacos essenciais para o atendimento da população sorrisense nas farmácias municipais e demais estruturas de saúde pública do município”, diz.
O secretário de Administração, Bruno Delgado, pontua que o processo licitatório foi encerrado às 16h45, com a homologação de 36 empresas vencedoras, que apresentaram os melhores preços. “Agora será analisado se estas atendem a todas as exigências previstas no edital”, explica o gestor.
Delgado reforça que o processo licitatório resultou em uma economia de 50,9% aos cofres públicos municipais. O valor inicialmente estimado para a aquisição dos medicamentos era de R$ 20.112.716,54 (vinte milhões e cento e doze mil e setecentos e dezesseis reais e cinquenta e quatro centavos), porém, com a ampla concorrência e a participação ativa das empresas, o montante contratado ficou em R$ 9.874.744,39 (nove milhões e oitocentos e setenta e quatro mil e setecentos e quarenta e quatro reais e trinta e nove centavos).
“Essa redução significativa reforça o compromisso da gestão municipal com a eficiência na aplicação dos recursos públicos”, salienta o secretário. “O pregão garante a transparência nos atos e possibilita economicidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, acrescenta.
Vale lembrar que assim que finalizada a etapa de habilitação e homologação, a ata do pregão e demais documentos oficiais do processo serão disponibilizados para consulta pública no Portal da Transparência e no site oficial da Prefeitura de Sorriso.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).