O vereador explicou que a área que será utilizada para o cultivo das hortaliças hoje sofre com a destinação incorreta de lixo. Ainda segundo o parlamentar, já foram doados os palanques de concreto para cercar a horta e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) já disponibilizou um profissional para atuar na assistência técnica junto aos moradores que vão cultivar as hortaliças.

Gerson aproveitou a oportunidade para informar ao vereador e à líder comunitária que, além da Administração Municipal, a empreitada também deve contar com o apoio de uma empresa multinacional, a COFCO, que já procurou a Prefeitura em busca uma área para receber ações de reflorestamento no município. “Vamos conversar com a empresa para reflorestar um pedaço do São Francisco e colaborar neste trabalho de olericultura, que tem muitos bons resultados no município, a exemplo da produção do Assentamento Jonas Pinheiro”, destaca o gestor, lembrando que a multinacional também atua na área de educação ambiental com o projeto Guardiões do Amanhã, desenvolvido na Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva.

De acordo com Francineia, já há um grupo de dez moradoras que se disponibilizaram a cuidar da horta no bairro. Na semana passada, a Águas de Sorriso também atuou no bairro, com uma ação de plantio de mudas e o incentivo para que as crianças se envolvam no cuidado com o meio ambiente.  A ação, realizada na entrada do bairro, movimentou cerca de 40 crianças, que aprenderam dicas importantes de consumo consciente, limpeza periódica da caixa d’água, importância e cuidados necessários com a rede de esgoto, além disso, realizaram plantio de mudas nativas e frutíferas no bairro, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).