Como participar?

Pois é, vale a pena destinar um pouquinho do seu tempo e também contribuir com a iniciativa, né?

A regra é bem simples, explica Diogo: o saco de ráfia, que já começou a ser distribuído nos bairros, deve ser colocado na frente de casa até as 7h nos dias de coleta. Além da distribuição das embalagens que “vão e voltam”, a equipe de Educação Ambiental também está passando para ensinar o processo aos moradores.

Dentro do saco de ráfia devem ser disponibilizados todos os itens que podem e devem ser reciclados:  embalagens de plástico, aerossol, papel, metal, isopor e também as tetra pak (caixinhas de leite, suco ou achocolatado). Vale o lembrete que os materiais devem estar sem qualquer resíduo de alimento. “Enxaguar garrafas pet, latinhas e caixas tetra pak costuma ser suficiente”, comenta Diogo, reforçando que as embalagens de margarina ou maionese, por exemplo, requerem um pouquinho mais de atenção.  Ah, o vidro não pode ir para a coleta seletiva, e muito menos para o lixo doméstico. Ele deve ser levado até os ecopontos.

Qual a diferença entre as coletas?

Para facilitar a hora da separação dos resíduos, é importante ter em mente a seguinte divisão:

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de Resíduos Sólidos: Sabe aqueles entulhos e também a sobra da jardinagem? Então, nesta modalidade de coleta, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta dos resíduos orgânicos, que leva para o aterro sanitário os resíduos orgânicos, como restos de alimentos e dejetos.

E quem ainda não conta com a seletiva porta-a-porta?

Para os sorrisenses que ainda não dispõe da coleta de recicláveis na porta de casa, também é possível contribuir para um mundo menos descartável. Basta levar os recicláveis (sempre limpos) em um dos ecopontos que recebem este tipo de material na cidade: Vila Romana (Rua São Pedro), Cemeis Caminhos do Saber (Jardim Primavera) e da Escola Municipal Flor do Amanhã (Bairro Boa Esperança), Praça da Integração (Novos Campos) assim como diretamente no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).

Quando o Eco Sorriso nasceu?

O Eco Sorriso, que nasceu em 2019 e segue ampliando suas ações no Município, conta atualmente com coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta; pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino; educação ambiental, além dos ecopontos para a entrega de recicláveis.

As unidades escolares contam com biodigestores, de modo que o resto das merendas vira biogás. Com isso, a meta é ser a primeira rede pública do Brasil a ser “Escolas Lixo Zero”, o que também amplia as ações de mobilização social.

O Paço Municipal também colocou em prática o “Gabinete Lixo Zero”, que, junto com a Estação da Sustentabilidade, estimula servidores e visitantes a fazer da reciclagem uma nova opção de vida.

Para sua viabilidade, o programa está integrado diretamente às secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp);  Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), e também compõe as ações da Controladoria Geral do Município (CGM).

Confira a lista e o cronograma de coleta de recicláveis (já com os novos bairros):

Segunda-feira: Rota do Sol; Jardim Primavera; Jardim Bela Vista; Vitória Régia; Parque Universitário; São Mateus; Industrial 2 e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a Rua Tangará);

Terça-feira: Santa Clara I e II; Monte Líbano I e II; Benjamin Raiser; Jardim Amazônia; Jardim Itália; Recanto dos Pássaros; Novos Campos e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a MT-242);

Quarta-feira: São Francisco; Alphaville; Santa Bárbara; Village I e II; Vila Romana; Portal Kaiabi; Jardim Tropical; Jardim Califórnia; Estrela do Sul, Jardim Ocidental, Boa Esperança 1 e 2; e Fraternidade;

Quinta-feira: Centro-Norte; Jardim das Acácias; Vila Bela e São Domingos;

Sexta-feira: Bom Jesus, Centro Sul; Jardim Alvorada; Novo Horizonte 1, 2 e 3; e Nova Aliança;

Sábado: Mário Raiter, Juscelino Kubitschek; Jardim das Américas; Santa Mônica; DIC Nova Prata; Santa Maria 1 e 2; Terra Brasil e Brasil Norte.

Mais informações?  Só entrar em contato pelo 66 99603 7730 (Whats App).