A partir de hoje (21), Sorriso e toda a região Norte de Mato Grosso contam com um importante apoio operacional no enfrentamento à criminalidade. Inaugurados esta manhã, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Base de Combate a Incêndio Florestal, anexo ao Aeroporto Adolino Bedin, atenderão 28 municípios.

O Ciopaer foi construído por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso. De acordo com o Gustavo Garcia, secretário de Estado de Segurança Pública, a implantação da base será fundamental para a segurança de Mato Grosso.

“Através desta central poderemos atender um raio de mais de 200 km², totalizando 20 cidades da região Norte do Estado. Isso significa um maior enfrentamento à criminalidade e uma melhorara efetiva na segurança pública. Sorriso complementará nossa base imediata de atendimento as ocorrências policiais”, explicou o secretário.

A nova base descentralizada do Ciopaer irá contar com um helicóptero fixo e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O hangar também servirá de ponto de apoio para outras instituições que operam aeronaves, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Coronel Alessandro Borges, explica que a Base, inaugurada esta manhã, é a primeira Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia. “Esta é a primeira do Brasil e a primeira entre os países com partes da floresta em seus territórios. Os projetos de combate a incêndios florestais desenvolvidos aqui serão feitos de forma integrada com os nove estados que compõe a Amazônia Legal. Estamos trazendo para Sorriso 30 militares, sendo 10 do Corpo de Bombeiros e 20 Ciopaer”.

Para o prefeito Ari Lafin, não será apenas Sorriso que ganhará mais segurança, mas toda a região Norte do Estado. ”Este é um presente para nós, um motivo de muito orgulho para todos os sorrisenses. Agora a polícia conseguirá atender com mais velocidade os casos ligados à segurança pública e aos incêndios florestais que ocorrerem em todo o Norte de Mato Grosso. Todos estamos ganhando com esta implantação”.

O governador Pedro Taques destacou o investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), que contempla mais de R$ 30 milhões em aeronaves (incluindo do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros) e equipamentos.

“Esta é um obra importantíssima para o Estado de Mato Grosso e para toda a Amazônia Legal. Ela marca o início da presença da proteção ambiental e da segurança pública nesta região. É a primeira base avançada integrada com todas as forças policias. São mais de R$ 9 milhões em investimentos apenas do Estado, além do Governo Federal e Municipal”, pontuou Taques.

O deputado federal Ederson Dal Molin, ressaltou que a inauguração foi possível graças à união de forças que contou também com a iniciativa privada de Sorriso. “O município de Sorriso vem se empenhando para conseguir esta obra há muitos anos, e participei efetivamente coordenando dessa implantação, que só foi possível graças a parceria com o Governo Federal, Estadual, Municipal, setor produtivo e o Conselho de Segurança Pública, e que irá beneficiar toda a sociedade. É mais proteção ambiental, mais sustentabilidade para a nossa produção agrícola e mais segurança para a população”.

Os profissionais do Ciopaer e da Base de Combate à Incêndio Florestal atuarão em apoio às ocorrências de roubos, cercos, perseguições, resgates, salvamentos, incêndio, defesa civil, entre outros.