A partir da próxima quarta-feira (21), 28 municípios da região Norte de Mato Grosso irão contar com um importante apoio operacional no enfrentamento à criminalidade. Isso porque na data será inaugurado o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Base de Combate à Incêndio Florestal, anexo ao Aeroporto Adolino Bedin. A Base é a primeira da Amazônia Legal.

De acordo com o comandante local do Ciopaer, tenente coronel Flávio Ramalho dos Santos, cerca de 20 profissionais irão integrar as forças aéreas de Sorriso. Em todo o Estado, 90 profissionais atuam no Ciopaer, que conta com uma base em Cuiabá e abrirá a segunda em Sorriso.

“O Ciopaer é preparado para auxiliar as outras forças de segurança, como a Polícia Militar, os bombeiros e a Polícia Civil. Trabalharemos no combate a incêndios, a crimes ambientais, roubos, socorros de urgência, entre outras ocorrências que exijam ação forte, enérgica e rápida”, explica o tenente coronel Ramalho.

A base foi construída por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso. A nova base descentralizada do Ciopaer irá contar com um helicóptero fixo e um avião de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O hangar também servirá de ponto de apoio para outras instituições que operam aeronaves, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A estrutura física conta com alojamentos, salas de operações, sala de reuniões, refeitório, sala rádio, banheiros e sala para guarda dos equipamentos do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros.

Ciclo de palestras

Na segunda-feira (19), os comandantes gerais dos Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal estarão reunidos para debater estratégias de prevenção à  incêndios. O encontro contará com a participação de comandantes do Corpo de Bombeiros dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima, Tocantins e Maranhão, além do estado anfitrião, Mato Grosso.

E terça-feira (20), cerca de 100 profissionais do Corpo de Bombeiro Militar de todo o Estado estarão em Sorriso para de um Ciclo de Palestras de Incêndio Florestal. O ciclo será no Centro de Eventos Ari José Riedi, com início às 8h. Entre as temáticas, estão palestras que tratam da gestão de combate à incêndios florestais no Estado;  aviação de combate à incêndios; impacto do fogo no Bioma Amazônico; atuação do Ciopaer, dentre outros temas.

Encerrando a programação do dia 20, às 19h, também no Centro de Eventos Ari José Riedi, a banda do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso irá realizar uma apresentação aberta ao público.