O Cineasta sorrisense Igor Fernandes lança no dia 21 de abril o filme ‘Papa-Figo’. O curta metragem é uma obra baseada em uma figura lendária do folclore brasileiro bem popular na região nordeste, sobretudo, em meios rurais. Quando se transforma, vira um verdadeiro monstro com unhas de ave de rapina, orelhas e dentes de vampiro.
Ao contrário da lenda original que também é conhecida por “velho do saco”, esta é uma releitura, que conta a história de um jovem com boa aparência, quieto, que chamou a atenção da personagem Amanda, que acabou se encantando e caindo nas graças do mal feitor.
O Papa-figo tinha como alvo, crianças que brincavam até tarde nas ruas, elas eram atraídas por doces e guloseimas e depois de conquistadas, eram capturadas e tinham seus fígados devorados.
Reza a lenda, que ele era um homem doente, que acreditava que para ter a cura da sua enfermidade precisava tomar sangue e comer fígado de crianças sadias.
Há relatos que o homem era considerado uma pessoa normal, calma e acima de qualquer suspeita; para outros, mostrava seu verdadeiro “eu” com comportamentos e olhares estranhos quando estava sozinho com a possível presa.
O curta que tem duração de 15 minutos faz parte do edital do Programa Municipal De Incentivo a Cultura (PROMIC), ofertado pela secretaria de Cultura, Turismo e Juventude através da prefeitura de Sorriso.
Igor Fernandes, além de produtor, também é diretor e roteirista da obra.
A estreia está marcada para acontecer no dia (21.04) sexta-feira, no Centro de Eventos Ari José Riedi a partir das 19h.