Para a empreitada, explica Gerson, algumas das mãos que mexeram na terra para dar um novo berço às plantas são de pessoas que vivem momentos de reclusão e também estão em busca de uma nova chance quando retornarem ao convívio em sociedade.  Cerca de 20 recuperandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) participaram do mutirão de plantio de árvores na Avenida Blumenau por meio da parceria entre o Poder Judiciário, Ministério Público do Estado (MPE), Prefeitura e o CRS. Parte das mudas plantadas ao longo da avenida repuseram algumas árvores que tiveram que ser retiradas para construção da ciclovia.

“A Polícia Penal se faz presente principalmente por meio de parcerias disponibilizando a mão de obra do reeducando na revitalização de espaços públicos, pinturas e revitalizações prediais de órgãos públicos. Uma iniciativa que contribui com o bem-estar de servidores, da população em geral, mas principalmente contribuindo com a ressocialização das pessoas privadas de liberdade”, explicou o coordenador do CRS, Enilson Castro.

Estes primeiros 5 km de ciclovia vão da Avenida João Baptista Francio até a primeira rotatória do Bairro Rota do Sol. Para a pavimentação, o investimento global foi de R$ 685.964,98, sendo metade deste valor em recursos próprios do município e metade fruto de um convênio com a Caixa Econômica Federal.

Se durante o dia, o conforto térmico será proporcionado pelas árvores, à noite, a instalação de quase 300 postes com luminárias de LED garantirá um ambiente seguro para a prática esportiva e também para o lazer. Para adquirir o material que foi utilizado na obra de iluminação da ciclovia, bem como em outros empreendimentos urbanísticos, como o lago que está sendo revitalizado entre os bairros Jardim Amazônia e Rota do Sol, por exemplo, a Prefeitura investiu R$ 386.280 em recursos próprios. O lote de materiais inclui postes, cabos, luminárias, eletrodutos e outros acessórios.

Gerson complementa que o planejamento é estender a ciclovia ao longo da Blumenau, chegando até a última rotatória do Rota do Sol. Ao longo deste trecho devem ser plantadas cerca de 3 mil mudas, novamente divididas entre palmeiras e árvores de sombra.

“Nossa intenção é, cada vez mais, promover ações que consolidem Sorriso como uma cidade com excelente qualidade de vida para toda a população e a ciclovia é um destes exemplos, pois une a proposta do transporte sem emissão de poluentes, prática esportiva e lazer”, conclui Gerson.

Falando em prática esportiva, na rotatória da Avenida Blumenau com a Avenida João Batista Francio, está sendo instalada uma academia ao ar livre. No local, o totem “Eu amo Sorriso” também é um ponto perfeito para aquela selfie para declarar todo o amor pelo município. Um dos equipamentos que estarão disponíveis na academia é o “Multiexercitador 7 funções”. Outros três equipamentos iguais a este serão instalados ao longo da ciclovia, a cada 1.200 metros.