Começaram hoje (07), pela manhã as cirurgias de cataratas e pterígios. Os procedimentos estão sendo realizados no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) e atenderão, nesta primeira fase, 125 pessoas neste sábado e domingo.   As operações oftalmológicas fazem parte do Programa Mais Saúde da prefeitura de Sorriso.

O prefeito Ari Lafin esteve no AME conversando como pacientes que saiam da cirurgia e estavam otimistas, “ este é o momento que eu me sinto satisfeito em estar como prefeito desta cidade. É uma alegria imensa ver pessoas felizes, que fizeram a cirurgia e vão voltar a enxergar novamente de forma clara.  Ver essas elas com o sorriso no rosto, mesmo com um dos olhos ainda tampado devido ao pós cirúrgico,  com otimismos de que deu tudo certo e que as coisa voltaram a brilhar novamente, isso não tem preço”, disse ele.

O atendimento começou às 7 horas da manhã  e quem já foi atendido já pode ir para casa, “ eu cheguei já mediram a pressão, pingaram um colírio e logo já fui fazer a cirurgia. Não senti dor nenhuma. Muitas pessoas tem medo de doer, mas não dói. To muito feliz, agora é só esperar uns três dias e voltar  a enxergar tudo lindo de novo. Antes eu via tudo embaçado, como se tivesse um plástico na frente, agora vai voltar ao normal, eu tenho fé, deu tudo certo,” contou  Aparecido José Correia.

Na segunda fase o Programa Mais Saúde o município  estará custeando as cirurgias de Hérnias, Histerectomia, Colecistectómia, Amigdalectomia, Adenoidectomia. O processo para as cirurgias eletivas  segue  a prioridade dos casos feitos pelo médico regulador e o tempo de espera. No total serão cerca de 450 procedimentos cirúrgicos.

Para o secretário de saúde e saneamento Devanil Barbosa, essa ação é reflexo dos debates do Gabinete Municipal de Gesta da Saúde (GGS), “ hoje estamos vendo o resultado do alinhamento da Administração  Municipal  através do GGS, com os diversos setores da sociedade que representam os interesses dos cidadãos.  Essas cirurgias  do Programa Mais Saúde nasceu da trocas dessas idéias, custeados pela prefeitura de Sorriso”, ressaltou o secretário.