Por meio do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), a Semec iniciou nesta semana formação e atualização para professores e gestores da rede pública municipal. As formações iniciaram na segunda-feira (21) e seguem com duas semanas de atividades em formato on-line para os professores nos períodos matutino e vespertino. A terceira e quarta semanas serão destinadas aos diretores, coordenadores e orientadores das unidades educacionais.

De acordo com a coordenadora do Cemfor, Elenice Schilling, a formação continuada dos professores acontece quinzenalmente com grupos das etapas da educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais e dos anos finais. “É um momento de imersão, estudos, de troca de experiências e aprimoramento da prática pedagógica”, diz.

Os encontros de formação do Cemfor são processos constantes de aperfeiçoamento com o objetivo de oferecer um ensino com mais qualidade aos educandos de toda a rede. “Buscamos alinhar teoria à prática, para que os professores tenham subsídios para desenvolver uma aula criativa, que possa encantar os alunos”, explica a formadora de ciências da natureza, Silvana Mariote.

“O Cemfor representa a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos científicos educacionais”, reforça a professora Ana Reni, formadora dos 3º Anos.

O Cemfor oferece também formação continuada em tecnologias educacionais, proporcionado de forma prática a imersão dos profissionais no universo digital para aquisição de autonomia e desempenho com as ferramentas tecnológicas.

“Este ano será mais um momento de grandes aprendizagens para todos nós professores”, acredita a formadora de história, Claudia Jahn.

Vejas as temáticas que serão abordadas durante a formação:

Na educação infantil, está sendo trabalhado com os professores, o processo didático; a organização do trabalho pedagógico; a importância da rotina; escolha das metodologias de ensino; planejamento por sequência didática; o desenho e suas fases; o ambiente alfabetizador e sua organização.

Nos anos iniciam do ensino fundamental (1º ao 5º Ano): Para os professores dos 1º e 2º anos - Alfabetização - Um olhar para a prática do professor; para os 3º Anos e o Apoio Pedagógico, com a temática "Na alfabetização, a leitura e a escrita caminham juntas", níveis da escrita, níveis da leitura e sequência didática; para os docentes dos 4º e 5º anos os assuntos abordados serão: prévia da história do analfabetismo no Brasil; BNCC; discussão do resultado do ditado psicogenético dos 4º e 5º anos do município e alfabetização.

Nas formações para os anos finais do ensino Fundamental, serão abordados: em História “O tempo Presente”, o trabalho do historiador e a relação passado/presente no estudo da História; no Componente Curricular de Geografia será tratado o papel da Geografia, segundo o Documento de Referência Curricular para Mato Grosso -  DRC/MT, e como ela nos proporciona o desenvolvimento de um  raciocínio geográfico para pensar e resolver problemas gerados na vida cotidiana, condição fundamental para o desenvolvimento das competências gerais previstas na BNCC; na formação de Língua Inglesa, a discussão foi organizada em torno da sequência didática e seus pressupostos teóricos aplicada ao ensino de Língua Estrangeira;  em Ciências, a abordagem é a análise reflexiva sobre o processo de ensino e a aprendizagem no ensino de ciências com ênfase nas metodologias de ensino sob a perspectiva dos perfis de aprendizagem; em Arte, o tema da formação trata do “Panorama do Ensino de Arte no Brasil”, abordagem que inclui três pilares de conhecimentos em Arte, a contextualização, a apreciação e a produção artística; na Matemática, o tema é “Os desafios do ensino de matemática com uma reflexão sobre as práticas em sala de aula”; para a formação de Língua Portuguesa, a temática em foco será o "Letramento literário", pautada principalmente na obra de Rildo Cosson. O objetivo principal é a apresentação da Sequência Básica que sugere práticas de leitura que podem ser realizadas com os alunos, de modo que possa melhorar o desempenho dos discentes no referido processo.

As formações de Educação Física estão direcionadas as habilidades motoras básicas como uma temática enfatizada na BNCC, iniciando na educação infantil com a especificidade de trabalhar as habilidades locomotoras e no ensino fundamental a avaliação diagnóstica do nível coordenativo dos alunos.

A formação para as Tecnologias Educacionais trabalhará com a capacitação dos professores de forma independente, formando turmas de acordo com as necessidades de cada um quanto ao domínio das tecnologias. Desta maneira inicialmente serão ofertadas duas modalidades: Informática básica I e Informática básica II.

O encontro com os docentes que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) será sobre as Habilidades Socioemocionais dos professores de AEE e seus alunos, com apresentação de formas diversas de trabalho. Para os gestores, o trabalho será pautado na BNCC e gestão da unidade escolar: cuidado e compromisso - o papel de cada elemento que compõe a gestão (gestão educacional, gestão escolar, gestão pedagógica e gestão dos processos de aprendizagem), qual a diferença entre cada uma dessas nomenclaturas e para fechar a formação gestão de conflitos.

O Cemfor também conta com formação no Distrito de Boa Esperança, facilitando o processo de atualização dos profissionais que atuam lá. As formações estão sendo realizadas através da plataforma Google Meet e os profissionais receberam a relação dos links de acesso