Prefeitura Municipal de Sorriso

Eco Sorriso

Case sorrisense é um dos destaques no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Publicado em 28 de junho de 2021 às 09:41
Representantes do Município falaram da experiência da capital do agro em evento em Brasília

Inteligente, humana, sustentável e agora conhecida internacionalmente. As práticas sustentáveis que vêm sendo adotadas por Sorriso foram relatadas no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que ocorreu do dia 22 ao 24 deste mês, no Museu da República, uma das obras do ícone da arquitetura Oscar Niemeyer na capital federal.

De acordo com os representantes da Capital Nacional do Agronegócio, Lucyellen Garcia e Diogo Martins, o evento, que foi híbrido (nas modalidades presencial e virtual), contou com a participação de cerca de 250 palestrantes de 24 países, com destaque para os Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Itália e Japão.

Lucyellen, que deu início ao Eco Sorriso, hoje atua na Controladoria Geral do Município e Diogo é o atual coordenador do programa. O Eco Sorriso nasceu em 2019 e segue ampliando suas ações no Município. Atualmente, o programa conta com coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em 13 bairros; projeto-piloto de compostagem de resíduos orgânicos no bairro Alphaville; pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino; educação ambiental e seis ecopontos para a entrega de recicláveis.

Além do “coletar”, o “como destinar” e “quem ajudar” também integram o programa. O atual Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) segue passando por revitalizações e os catadores autônomos também ganharam um olhar especial. Desde o início do processo, a Prefeitura, de forma integrada entre suas secretarias, promoveu um mapeamento destes trabalhadores e fomentou a formação de associações para que pudessem se organizar, permitindo que muitas famílias tirem sua renda do que milhares de outras famílias jogam fora. Só para se ter uma ideia, 18 famílias atuam no DMEG fazendo este trabalho.

“Fomos parabenizados no congresso por sermos um dos únicos municípios com mapeamento dos catadores autônomos e uma equipe de educação ambiental própria”, revela Diogo.

Quanto à coleta de óleo de cozinha usado, Sorriso responde por 50% de todo o volume arrecadado entre as três cidades mato-grossenses que aderiram ao trabalho desenvolvido pela Biomavi e a Teoria Verde por meio do LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo). Além de Sorriso, Cuiabá e Várzea Grande também integram a iniciativa de dar vida nova ao óleo usado em frituras. Somente em quatro meses, Sorriso coletou 7.140 litros do resíduo.

O coordenador do Eco Sorriso mostra ainda que, mensalmente, 60 toneladas de resíduos deixam de ir para o lixo e ganham a possibilidade de terem vida nova gerando renda para famílias de catadores e um respiro para o meio ambiente.

“O objetivo de participamos deste evento é aderir ao Programa Lixo Zero, que consiste em destinar de maneira ambientalmente correta, 90% dos resíduos produzidos no Município, e avaliamos que podemos implantar várias práticas apresentadas no evento para alcançarmos esta meta”, comenta Lucyellen, a primeira gestora do Eco Sorriso.

Texto: Nádia Mastella

SIC