A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na segunda-feira (17) e vai até dia 26 de maio, com a disponibilização da dose em todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). O dia 20 de maio será o dia “D” contra a influenza, quando todas as unidades de saúde estarão abertas para disponibilizar a dose, além de pontos estratégicos espalhados pelo município.
As pessoas que deverão receber a vacina são idosos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais comprovadas por documentos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional apresentando documento funcional.
A meta para Sorriso neste ano é vacinar cerca 15 mil pessoas e esta edição da campanha tem como diferencial a vacinação dos professores. “ Neste ano foram incluídos para a vacinação os professores das escolas públicas e privadas, que precisam comprovar a função no momento da vacinação com um documento” afirmou Katia Dal Prá, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Saneamento.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
“É importante que a população que se enquadra nestes grupos fique atenta e procure sua unidade de saúde para receber a dose, lembrando sempre de levar o cartão de vacina”, reforça a enfermeira.