“Viva de bem com o trânsito”. Esse é o tema da campanha de conscientização para o trânsito desenvolvido pelo Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT) e o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) do município. Desde a última sexta-feira (24), os agentes percorrem as vias urbanas orientando e notificando em casos em que a legislação de trânsito em vigor não é observada.

Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito, Márcio Pires, os agentes intensificaram a fiscalização em relação a veículos estacionados de forma irregular, uso de cadeirinha para condução de crianças, excesso de passageiros em motocicletas e o uso do celular ao volante. Além de orientar pedestres e ciclistas sobre o uso correto da faixa para a travessia de ruas e avenidas.

Segundo Pires, “a Perimetral Sudeste e a Avenida Idemar Riedi são os locais em que mais encontramos veículos estacionados na contramão. E a maioria de grande porte”, pontuou. O coordenador destacou ainda que na Avenida Brescansin a infração mais recorrente é o estacionamento em local indevido. “São motos estacionadas em vagas de carros; carros estacionados em faixa de pedestre ou em vagas de motos”, explicou.

Pires disse ainda que diariamente 16 agentes com duas viaturas estão percorrendo a cidade. “Estamos orientando e em casos extremos, notificando”, salientou.

O presidente do Conselho, Sebastião Ferreira de Andrade (Pedrinho da Hidráulica), destacou que a campanha teve início em novembro já visualizando as festas de fim de ano. “Geralmente no fim do ano as pessoas tendem a intensificar o uso de bebida alcóolica e aumentar a velocidade. Essa campanha evidencia a necessidade de seguir a legislação de trânsito para diminuir o índice de ocorrências no município”, declarou.

Condutores e pedestres que necessitam entrar em contato com os agentes, podem procurá-los diretamente na sede do SMGT, na Rua Noel Rosa, 465, Jardim Alvorada, com atendimento administrativo das 7h às 13 horas. Contudo, o plantão do SGMT atende de segunda à sexta-feira, das 6h à meia-noite. O telefone é o 153 ou o 3544 3563. E a partir de 1º de dezembro até 1º de fevereiro, as ocorrências de trânsito que acontecerem aos finais de semana devem ser reportadas diretamente à Polícia Militar, pelo 190.