Nesta sexta-feira (11), às 8 horas, haverá o lançamento da Campanha de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Sorriso. A cerimônia será no auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

A campanha será realizada por meio da parceria entre o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Estado de Mato Grosso – CEDCA/MT, a Comissão de Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com os parceiros Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público de Mato Grosso e Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social.

A ação tem como objetivo alertar para uma reflexão sobre a data, por meio de um seminário, que terá como público os Conselheiros Tutelares da região Norte do Estado, Conselheiros de Direito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Policia Federal, Polícia Judiciária Civil, CIOPAER, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Juízes, Defensoria Pública, CRAS, CREAS, Câmara Municipal de Sorriso, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social do Município de Sorriso, Advogados, Acadêmicos de Direito, Professores da Rede Pública Municipal e Estadual, Comunidades Religiosas e a sociedade em geral.

O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituída pela Lei Federal n°. 9970/2000, que tem como marco a data de 18 de maio de 1973, data em que ocorreu um crime bárbaro, em Vitória, Espírito Santo, e que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.