Em Sorriso, 8.842 famílias estão cadastradas no CadÚnico, totalizando 24.145 pessoas. Dentre estas, 1.921 famílias recebem o Bolsa Família. A atualização tem como foco principal os beneficiários que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados e que por isso não estão recebendo o auxílio emergencial.

Quem estiver nessa situação, a Administração Municipal esclarece que poderá optar pelo atendimento presencial, buscando a unidade do Cras ao qual pertence, ou aguardar a ligação de um servidor da  Semas. A equipe irá entrar em contato pelo telefone que foi informado na solicitação, confirmando os dados do cadastro e requerendo a apresentação da documentação.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Jucelia Ferro, algumas medidas de segurança estão sendo adotadas para evitar que pessoas de má-fé tenham acesso ao benefício.

“Para não dar margem à fraude no atendimento via telefone, o servidor dará o nome, a matrícula e a unidade de referência. Ele vai confirmar cinco dados com a família que estão previstos na instrução operacional. Confirmou tudo isso, aí que ele vai poder fazer o atendimento. A família só deve repassar informações se houver a confirmação dos dados do profissional”, frisa Jucélia.

O Cadastro Único é destinado às famílias que possuem renda per capita de 1/2 salário mínimo, ou até três salários de renda total familiar. As informações são válidas por dois anos, sendo necessária as alterações sempre que mudar a renda, a composição e o endereço da família. Quem estiver com o telefone de contato desatualizado na ficha cadastral, deve ligar nos CRAS ao qual a família pertence ou na Semas, no telefone 3544-8800, das 7h às 13 horas.

A decisão de ampliar o atendimento por telefone atende a Portaria nº 368/2020 do Ministério da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União, e terá vigor para locais que decretaram situação de emergência ou calamidade pública.